Balsa reformada é entregue para operar travessia entre Santos e Guarujá

Por Santa Portal em 16/09/2022 às 22:14

Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Uma balsa foi reformada e entregue pelo Departamento Hidroviário para operar a travessia entre Santos e Guarujá nesta sexta-feira (16). Com investimento de R$ 4,5 milhões, a embarcação tem capacidade para 50 veículos e 150 passageiros, pesando 347 toneladas.

A balsa FB-17 foi colocada em operação pela Secretaria Estadual de Logística e Transportes. O veículo passou por uma reforma completa, incluindo os quatro motores de 316 HP cada recondicionados, totalizando uma potência de 1.264 HP. Ela ganhou ainda novo sistema de comando, linha de eixo e máquina do leme, o que a torna mais econômica e menos poluente.

“A FB-17 vai melhorar bastante o serviço prestado entre Santos e Guarujá, onde passam diariamente 32 mil usuários, que terão mais segurança e menor tempo de espera”, destacou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. “A modernização da FB-17 é parte do plano de reforma de embarcações, pontes e flutuantes nas oito travessias litorâneas do estado de São Paulo”, completou o secretário.

Feita em aço, a FB-17 pode transportar até 125 toneladas, possui 49 metros de comprimento e 11,90 metros de largura. “Desde 2020, estamos investindo R$ 37,7 milhões só na travessia Santos/Guarujá. Já fizemos as três gavetas de acesso do lado do Guarujá, além de dois dos três conjuntos de ponte e flutuante do lado de Santos, que também ganhou a ponte mista e um novo flutuante para a passagem simultânea de carros, pedestres e ciclistas com total segurança”, emendou o diretor geral do DH, José Reis.

As reformas nas balsas de todo o sistema de travessias estão ocorrendo nesta época para que possam estar operando plenamente durante a Operação Verão, quando o movimento entre as duas cidades aumenta em até 40%.

Demora na travessia

Na última terça-feira (13), os moradores da região que precisaram fazer a travessia enfrentaram filas e espera de 50 minutos do lado de Guarujá e 35 do lado de Santos, de acordo com o site do Departamento Hidroviário de São Paulo.

Em nota, o Departamento Hidroviário (DH) informou que a travessia Santos/Guarujá operava com cinco balsas, e que a lentidão aconteceu em decorrência da força de maré. Com condições climáticas adversas, a fluidez da travessia acabou sendo comprometida, pois nestes casos o foco está na segurança dos usuários.

Com a entrega da nova balsa, espera-se que o tempo de fila diminua para os motoristas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.