26/08/2021

Baleia jubarte morre após ficar presa em rede de pesca no litoral de São Paulo

Por Santa Portal em 26/08/2021 às 15:19

Divulgação/Instituto Argonauta
Divulgação/Instituto Argonauta

Uma baleia jubarte morreu na manhã desta quinta-feira (26) ao se enroscar acidentalmente em uma rede de pesca na Praia do Arrastão, em São Sebastião. Ela estava com um pedaço da rede de pesca perto da boca, e foi avistada ainda viva por banhistas que passavam perto do local.

Moradores chegaram a tentar retirá-la da praia, mas não tiveram sucesso. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foi acionada, quando chegaram para socorrer o animal ainda estava com vida, mas faleceu em seguida.

A área foi isolada e a equipe do Instituto Argonauta fará a necropsia do animal.

Foto: Divulgação/Instituto Argonauta

Esta baleia jubarte é a 11ª que encalha no litoral norte apenas este ano, tendo um aumento de 175% em relação a 2020, que encalharam apenas quatro animais nesta região.

As causas da morte estão sendo estudadas, entretanto, pesquisadores estão levantando algumas hipóteses. As mudanças climáticas já impactam a região antártica, com flutuações na disponibilidade de alimento das baleias-jubarte (que se alimentam principalmente de krill, uma espécie de crustáceo). Outra hipótese são mudanças no padrão das correntes marítimas, que podem levar os animais a deslocamentos mais próximos à costa.

No litoral Norte de São Paulo, cinco baleias jubarte encontradas mortas tiveram alguma interação com a pesca, em duas as redes contribuíram para o óbito, nas outras três estão associadas, mas podem haver também causas secundárias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.