Baixada segue determinação do Governo de SP de manter uso de máscaras ao ar livre

Por Santa Portal em 02/12/2021 às 16:08

Divulgação
Divulgação

As cidades da Baixada Santista decidiram seguir a nova determinação do Governo de São Paulo, que voltou atrás em sua decisão e manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços ao ar livre.

Após pedido para revisão da medida por parte do governador João Doria na última terça (30), o comitê científico deliberou pela manutenção da obrigatoriedade com a confirmação da variante ômicron da covid-19 em São Paulo. O Governo do Estado previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.

Veja os dados de cada cidade da região:

Santos

A Prefeitura de Santos ratifica que segue e continuará seguindo as medidas do Plano São Paulo. O Município destaca que, desde 1º de maio de 2020, o uso de máscara facial é obrigatório em toda a Cidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) orienta a população sobre a necessidade de usar a máscara para evitar a circulação do novo coronavírus. A multa de R$ 300,00 só é aplicada se a pessoa se recusar a usar corretamente a máscara cobrindo o nariz e a boca e/ou não portar consigo o item. A fiscalização é intensificada aos finais de semana e feriados nos pontos de maior fluxo de pessoas.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente informa que, conforme anunciado pelo prefeito Kayo Amado em 26/11, e amplamente divulgado, o Município decidiu manter a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo com a decisão do Governo do Estado, naquela ocasião, de abolir a medida.

São Vicente tomou a decisão por entender que ainda não é o momento de relaxar os protocolos sanitários e permitir um fim de ano seguro aos munícipes e turistas que buscam a Cidade nesta época.

Tendo em vista o surgimento da nova cepa Ômicron, que coloca em alerta autoridades de todo o mundo, São Vicente tem a certeza de ter acertado, desde o início, em manter a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo em ambientes abertos.

A Prefeitura de São Vicente ressalta que a Cidade não terá queima de fogos na virada de ano, para evitar aglomerações nas praias. A Administração Municipal entende que o cenário pandêmico ainda requer atenção e responsabilidade.

O foco no Município ainda é a vacinação e a busca pelas pessoas que ainda não se imunizaram. É importante salientar que quase 40 mil pessoas ainda não retornaram aos postos para receber a segunda dose da vacina e a Administração Municipal segue firme na campanha de conscientização para que cada vez mais pessoas entendam que a vacinação é a principal “arma” contra o vírus.

Até o momento, São Vicente já aplicou mais de 560 mil doses da vacina contra a Covid-19 e as oferece em todas as unidades de saúde (primeiras, segundas e terceiras doses), além de dois postos móveis (Shopping Brisamar e Ginásio Dr. Luiz Gonzaga). Para mais detalhes de locais e públicos da vacinação. Confira clicando aqui.

Praia Grande

Praia Grande informa que seguirá as diretrizes estabelecidas no Plano São Paulo, que são determinadas pelo Governo do Estado.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informa que o uso de máscaras nas vias públicas da Cidade é recomendado, conforme a legislação vigente, que será mantida.

O uso é obrigatório em espaços compartilhados nos ambientes corporativos nos setores público e privado, estabelecimentos comerciais, além dos meios de transporte público ou privado de passageiros. O descumprimento pode acarretar não só na proibição de ingresso ou permanência nos locais, como também sujeitar o infrator e os responsáveis pelas empresas ou chefes imediatos (no caso das repartições públicas) às sanções previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal, que preveem detenção de 15 dias a um ano.  O Município não possui registro de multas.

Cubatão

A Prefeitura de Cubatão destaca que não anunciou em nenhum momento que iria desobrigar o uso de máscaras.
Em relação ao Carnaval e outras atividades, o assunto está em discussão por meio do Comitê Estratégico Municipal covid-19.

Bertioga

A Prefeitura de Bertioga informa que tem seguido as diretrizes do Governo do Estado para manter o controle da pandemia da Covid-19. Acrescenta, ainda, que no Município o uso obrigatório de máscara facial é lei e está em vigor desde o dia 10 de abril deste ano.

Peruíbe

A Prefeitura vai seguir a nova recomendação do Governo do Estado, que hoje derrubou a flexibilização do uso de máscaras ao ar livre a partir do dia 11.

Itanhaém

A Prefeitura de Itanhaém confirmou que também irá seguir a nova recomendação do governo estadual.

Mongaguá não respondeu até a publicação desta reportagem se vai seguir a nova recomendação do Governo do Estado. O posicionamento do município será incluído assim que houver resposta da prefeitura.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.