Baixada Santista vacina contra a covid jovens de 16 e 17 anos nesta terça

Por Santa Portal em 16/08/2021 às 18:25

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

As prefeituras da Baixada Santista anunciaram que começam a vacinar os adolescentes de 16 e 17 anos nesta terça-feira (17). Em Santos, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém, porém, os adolescentes com comorbidades é que poderão ser vacinados nesta faixa etária. São Vicente é o único município da região que vai imunizar os jovens de 16 e 17 anos sem comorbidades.

Para receber a vacina, é preciso estar acompanhado dos pais ou responsáveis, já que o novo público é formado por menores de idade. Além disso, é preciso levar documento que comprove a comorbidade, gravidez ou puerpério.

A vacinação dos demais públicos já anunciados continua acontecendo na Baixada Santista.

Veja o cronograma de vacinação do público de 16 e 17 anos por cidade:

Santos

Santos antecipa vacinação contra a covid-19 para moradores de 16 e 17 anos com comorbidades nesta terça-feira (17). Serão imunizados aqueles com doenças associadas, deficiências, gestantes e puérperas (mães que tiveram filho até 45 dias).

A Secretaria de Saúde manterá dois postos externos (Gonzaga e Campo Grande), das 8h às 16h, e seis policlínicas, das 8h às 13h, somente para a imunização desse público e dos demais grupos que necessitam da primeira dose da vacina. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis legais. O município também segue oferecendo primeira e segunda doses para os demais públicos acima de 18 anos em 22 postos de vacinação.

As comorbidades precisam ser atestadas por laudos médicos. Todos devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Quem não tiver CPF, pode apresentar o cartão SUS, que é obtido nas policlínicas com comprovante de residência e RG. Gestantes e puérperas têm de apresentar cópias (que ficam retidas nos postos de vacinação) de documentos que comprovem a gestação ou a condição de puérpera.

POSTOS EXTERNOS – das 8h às 16h

Campo Grande – Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596).

Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329).

São Vicente

Na reta final da primeira fase da imunização contra a covid-19, São Vicente avança e inclui mais dois públicos na campanha. Agora chegou a vez de vacinar os adolescentes que têm 16 e 17 anos. A aplicação das doses para essas faixas etárias começa nesta terça-feira (17). 

A Cidade oferece 25 postos fixos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde Família (ESF), que aplicam as doses das 9h às 15h30.  

Além disso, mais dois postos móveis também estão à disposição. São eles: 

Área Insular: o Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro), atende no 3° andar, loja 329, vacinando das 9h às 20 horas, durante a semana, e das 10h às 18h, aos sábados.  

Área Continental: o Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n°, Jardim Rio Branco), atende das 9h às 15h30. 

Vale destacar que o drive-thru, que fica no piso G7 do estacionamento do Brisamar Shopping, funciona exclusivamente aos sábados, das 10h às 17h.  

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência no nome dos pais. O cadastro no site vacinaja.sp.gov.br precisa ser feito antes de a pessoa se dirigir ao posto de vacinação.

Guarujá

Na próxima segunda-feira (23), Guarujá começa a vacinar contra a covid-19 os adolescentes de 16 e 17 anos que possuem comorbidades. Este público já poderá buscar pela primeira dose no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio). Até sexta-feira (20), Guarujá mantém a vacinação do público com mais de 18 anos. O Guaibê também funciona no atendimento às segundas doses.

O Município está dentro do período estipulado pelo Governo do Estado, através do cronograma do Plano Estadual de Imunização (PEI), que inclui adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando os que apresentam comorbidades, deficientes, grávidas e puérperas, de 18 a 29 deste mês.

O início do atendimento aos menores de idade com comorbidades só será possível porque Guarujá recebeu, nesta segunda-feira (16), um total de 246 doses da Pfizer para a imunização do público entre 16 e 17 anos, que na Cidade é de aproximadamente 1.500 pessoas. A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá aguarda novas remessas do imunizante para atender esta e que o Município possa abrir novas faixas etárias de adolescentes.

Para garantir a vacina, basta apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência na Cidade (que pode ser em nome dos pais), além de levar o cadastro do Vacivida devidamente preenchido e laudo médico atestando a comorbidade. Não é obrigatório que o menor esteja acompanhado dos pais. No sentido de evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde explica que os responsáveis serão encaminhados a outros espaços, de modo que ele não poderá permanecer na mesma fila que o adolescente.

Praia Grande

Praia Grande abre, a partir desta terça-feira (17), a vacinação contra a covid-19 para adolescentes maiores de 16 anos com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto).

É necessário estar acompanhado dos pais ou responsável legal e apresentar a documentação necessária:

– Documento de identidade;

– CPF ou Cartão do SUS;

– documento que comprove a comorbidade ou deficiência (laudo médico/ exame ou receita);

–  comprovante de estado gestacional (carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico) no caso das grávidas e no caso das puérperas apresentar declaração do nascimento da criança;

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, a documentação é imprescindível para garantir a vacinação, em especial o Cartão do SUS ou CPF, pois apenas com um desses dois documentos é possível cadastrar o adolescente no sistema. O cartão do SUS pode ser feito na Usafa (Unidade de Saúde da Família) mais próxima da residência.

As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares, sendo: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da aorta, dos grandes vasos e fistolas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados. Além de: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida, Cirrose Hepática, HIV.

A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas em todos os polos. E no sábado das 9 às 15 horas, no Ginásio Rodrigão. Confira os endereços dos polos:

Polo 1: Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte

Polo 2: Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos

Polo 3: Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi

Polo 4: Conviver São Jorge: R. João Batista de Siqueira, 130 – Vila Antártica

Polo 5: Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos)

Polo 6: Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia

Cubatão

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município de Cubatão abrirá a vacinação para adolescentes com comorbidades, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas entre 12 e 17 anos a partir da próxima quarta-feira (18). Já sobre o calendário futuro, é necessário aguardar novas remessas de doses, se chegarão dentro dos prazos estabelecidos para assim definir se irá ou não seguir o calendário.

Bertioga

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que o Município vai antecipar para esta terça-feira (17) a vacinação em pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com 16 e 17 anos.  A pasta acrescenta que recebeu 324 doses do Governo do Estado para iniciar a vacinação deste grupo. Destaca, também, que a estimativa é vacinar 6.300 adolescentes de 12 a 17 anos, o equivalente a 9,7% da população.

“Nesta primeira etapa iniciaremos a vacinação dos adolescentes de 16 e 17 anos que possuem comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas. A vacinação acontece no Ginásio de Esportes Alberto Alves, Vila do Bem Chácaras e Vila do Bem Boraceia. Para ser vacinado, o novo grupo deve realizar agendamento no site (clique aqui). Conforme formos recebendo novas doses do governo estadual, estenderemos a campanha para as demais faixas etárias”, afirma Janice Santos, secretária de Saúde de Bertioga.

Mongaguá

Mongaguá iniciará a vacinação de adolescentes com 16 e 17 anos com comorbidades, nesta quarta-feira (18). Os interessados devem procurar as nove USFs, das 8h30 às 11h30. É necessário apresentar comprovante de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

Itanhaém

Itanhaém vai iniciar na quarta-feira (18) a imunização de jovens de 12 a 17 anos com comorbidades e gestante. Temos como previsão iniciar em 30 de agosto a imunização dos demais jovens da mesma faixa etária. A vacinação ocorrerá dentre os imunizantes que estiverem liberados pela Anvisa nas datas iniciais de cada fase.

A vacinação permanecerá ocorrendo através do sistema de agendamento prévio no site oficial da prefeitura e nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Peruíbe

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe, a partir de quinta-feira (19) serão vacinados os adolescentes de 16 a 17 anos com comorbidades. Os locais, datas e horários serão selecionados pelo morador quando abrir agendamento pelo site (clique aqui) com objetivo de evitar filas e aglomerações.

Amanhã e quarta-feira o Município continua vacinando adultos a partir de 18 anos que agendaram a vacinação e ainda não tenham recebido a imunização.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.