Baixada Santista tem primeira apreensão de droga que provoca 'efeito zumbi'
Por Santa Portal em 10/05/2023 às 06:00
A Polícia Civil apreendeu 90 kg de drogas, em Guarujá, incluindo a K9, conhecida pelo efeito “zumbi” que provoca nos usuários. Dois homens foram presos em flagrante.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência no bairro Enseada, onde a droga estava sendo produzida em estufas para venda na capital. De acordo com a Polícia Civil, é a primeira vez que há apreensão de K9 na região, uma mistura de maconha com produtos químicos que propiciam a potencialização do principio ativo da droga.
Segundo a corporação, há preocupação não só do ponto de vista criminal, mas também da saúde pública, devido aos efeitos que esse tipo de variação da maconha causa, como confusão mental, psicose e convulsões.
“Pelo fato de ser a primeira apreensão desse tipo de droga, a gente acredita que as drogas K não entraram, ainda, na Baixada Santista. Pode ser que, eventualmente, nós encontremos, mas ainda não temos notícias de usuários das drogas K [na região]”, afirmou o delegado titular da Deic, Leonardo Amorim Nunes.
De acordo com o delegado, um dos presos morou vinte anos no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, onde a maconha é legalizada. Lá, ele trabalhou em uma fábrica de produção da droga e, assim, trouxe seu conhecimento para o Brasil.
O outro indivíduo preso trabalhava como uma espécie de segurança do imóvel onde a maconha era cultivada e também servia como caseiro da residência. Ele já possuía uma passagem pela polícia por porte de drogas para uso pessoal.