Baixada Santista tem 99 casos confirmados e seis mortes por coronavírus

Por #Santaportal em 02/04/2020 às 19:27

CORONAVÍRUS – A Baixada Santista teve novos casos e novas mortes confirmadas pelo novo coronavírus. Agora, a região tem 99 casos confirmados e seis óbitos confirmados. Além disso, 1.039 casos são considerados suspeitos e 37 mortes estão sob investigação.

Santos
A Secretaria de Saúde de Santos informa que a cidade tem 82 casos confirmados do novo coronavírus. Todos esses pacientes estão internados, sendo que 23 estão em UTIs. Além disso, o município tem 357 casos suspeitos da Covid-19.

A Seviep recebeu, nesta quinta (02), 16 casos positivos da doença em moradores da cidade, passando de 66 casos confirmados para 82 – aumento de 24%. O número de casos suspeitos caiu de 361 para 357. Já as internações hospitalares de residentes de Santos aumentaram de 80 para 82.

Quando contabilizado o número total de internados nos hospitais da cidade (públicos e particulares) por sintomas de Covid-19, entre moradores de Santos e de outras cidades, houve um acréscimo de quase 10%. Na quarta (1º), havia 127 pessoas internadas e, nesta quinta (2), são 139.

Óbitos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, nesta quinta-feira (2), as notificações de Covid-19 em três moradores de Santos que foram a óbito. Agora, são quatro mortes confirmadas causadas pela doença entre residentes desde o início da pandemia. Os casos são de dois homens (76 e 84 anos) que faleceram, nesta quinta, ambos internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital filantrópico. A outra confirmação da doença é de um homem, de 74 anos, que faleceu no dia 27 de março, na UTI de hospital privado – óbito que já estava em investigação pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).

No total, há 16 óbitos de moradores de Santos em investigação por suspeita de Covid-19, além de outros 16 óbitos de moradores de outros municípios ocorridos em hospitais da Cidade, totalizando 32 óbitos. 

Como estão sendo os sepultamentos
A reportagem do #Santaportal registrou como estão sendo feitos os trabalhos de sepultamentos das pessoas que morreram com coronavírus, ou que faleceram com a suspeita da Covid-19.

Os velórios estão sendo feitos com horário reduzido, com no máximo a presença de 10 familiares. Além disso, os funcionários responsáveis pelo traslado do corpo e pelo sepultamento estão usando o equipamento de proteção exigido nesse tipo de situação. Durante as cerimônias, os portões dos cemitérios ficam lacrados.


noticia2020422416587.jpg
#Santaportal

Tripulantes
A SMS informa que recebeu a notificação dos casos positivos de Covid-19 em mais três tripulantes do navio Costa Fascinosa, que já estavam internados em hospital filantrópico da Cidade (atendimento particular). Antes, outros quatro tripulantes já haviam recebido a confirmação da doença. Três deles estão na UTI e quatro em leitos de enfermaria.

No final da tarde de quarta (1º), mais dois tripulantes foram desembarcados porque precisavam de atendimento hospitalar com urgência. A Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos, pediu a autorização prévia à Secretaria Municipal de Saúde – seguindo decisão judicial da Justiça Federal. O Município liberou a transferência dos tripulantes, seguindo todos os protocolos, devido à gravidade dos seus quadros clínicos.

As notificações dos atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19 foram feitas nesta quinta (2) pelo hospital prestador. Um tripulante de 43 anos, da Colômbia, está em leito de enfermaria e outro de 52 anos, de Honduras, está em leito de UTI. A confirmação de Covid-19 nos tripulantes depende de resultado das amostras laboratoriais.

A SMS continuará monitorando a situação junto aos demais órgãos de Vigilância dos governos federal e estadual, diante do total de mais 700 tripulantes em quarentena, sendo que 31 deles estão com sintomas de Covid-19. O Município já ressaltou à Autoridade Portuária e à Anvisa que busquem a internação dos tripulantes em São Paulo (Capital) – conforme a mesma decisão judicial, onde há maior disponibilidade de leitos hospitalares.

São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que confirmou na tarde desta quinta-feira (2) o quarto caso de Covid-19 na Cidade. Trata-se de um homem, 42 anos, morador do Itararé. Após viagem a trabalho, ele retornou da Europa em 28 de março, quando iniciaram os sintomas (febre, tosse e dor no corpo). O resultado positivo se deu após realizar exame por conta própria, no Instituto de Análises Clínicas, em 30 de março.

Os três outros casos registrados na Cidade são de mulheres, profissionais da saúde. Todos se encontram em isolamento domiciliar.

No total, o município registra, até o momento, outros 96 casos suspeitos. Destes, 14 estão internados (nove em UTI), cinco óbitos estão sendo investigados e 13 casos foram descartados, com resultado do exame negativo para a doença.

Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que a cidade contabiliza cinco casos confirmados, sendo dois óbitos causados pela Covid-19. O município tem 204 casos suspeitos, sendo que 98 pessoas seguem em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames; 29 pacientes estão internados em observação e cinco pacientes na UTI.

Em Praia Grande, quatro óbitos ainda estão em investigação e duas mortes foram descartadas para o novo coronavírus.

Guarujá
Após a confirmação do terceiro caso de coronavírus (Covid-19) na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde (Sesau) adicionou mais dois óbitos na lista de investigados nesta tarde. Então, até o momento, são oito que estão sob análise. Assim como as demais mortes, a causa foi síndrome respiratória aguda.

Uma mulher, de 70 anos, moradora da Vila Baiana, possuía doença cardiovascular, era hipertensa e tinha quadro febril. Seu falecimento foi nesta quinta, na UPA da Enseada.

No mesmo local, um homem, de 80 anos, morador da Vila Júlia foi a óbito na última quarta-feira (01). Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tinha câncer de próstata.

O município tem ainda 214 pessoas com suspeita da doença, e registra 12 pacientes internados, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais munícipes seguem em isolamento domiciliar, conforme recomendação da Sesau.

As análises do Instituto Adolfo Lutz (IAL) já descartaram 31 casos considerados suspeitos anteriormente.

Casos confirmados
O mais recente é um homem, de 31 anos, profissional liberal e morador da Vila Zilda. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho no dia 10 de março apresentando sintomas da doença. Seu exame positivo foi enviado à Sesau na manhã desta quinta-feira (02). Como o paciente não tem qualquer comorbidade ou complicação, foi encaminhado para casa, onde está em isolamento desde então, e é monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

Na última quarta-feira (1º), a Secretaria de Saúde (Sesau) já havia recebido a confirmação do segundo caso de Coronavírus (Covid-19) na Cidade. É um comerciante, de 38 anos, morador da Astúrias, que já estava sendo monitorado e em isolamento domiciliar pois tinha sintomas da doença. No sábado (29), o paciente foi ao Hospital Don Domênico (HDD) para a coleta de amostras. Já na última terça-feira (31), ele retornou ao hospital, dessa vez com sintomas de febre e tosse. Internado desde então em um leito isolado de enfermaria, seu quadro de saúde é estável, mas inspira cuidados.

O primeiro caso confirmado da doença na Cidade foi no domingo (29), o de um homem, de 38 anos, morador do Guaiúba, que é profissional da saúde e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Capital Paulista. O paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, e com estado de saúde bom. Foi solicitado ao paciente que informasse à Vigilância qualquer alteração em seu quadro.

Óbitos sob investigação
No sábado (28), um homem, de 63 anos, morador de Guarujá, faleceu no Hospital Santo Expedito, em Santos. A causa da morte foi síndrome respiratória aguda. O paciente tinha comorbidade cardiovascular.

Homem, de 30 anos, com histórico de doença cardiovascular e hepática, e que também apresentava sintomas da Covid-19. Ele faleceu na última segunda-feira (30), na UPA de Vicente de Carvalho.

Um idoso, de 69 anos, morreu no último sábado (28) com suspeita da Covid-19 na UPA da Enseada. Apresentava câncer de pulmão, era asmático e tinha pneumonia crônica.

Também uma mulher, de 52 anos, que veio a óbito na última sexta-feira (27), na UPA de Vicente de Carvalho, e que apresentava sintomas suspeitos da Covid-19, com quadro asmático.

Na quarta-feira (25), um homem de 75 anos faleceu no UPA da Rodoviária. A causa da morte foi síndrome respiratória aguda, mas o paciente não tinha doenças associadas.

Por fim, outro homem, este de 38 anos, estava internado no Hospital Don Domênico desde a última quarta-feira (25). Após ser transferido para a Casa de Saúde de Santos, veio a óbito também no último sábado. O paciente sofria com problemas cardiovasculares.

Cubatão
A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que investiga a morte de um residente da cidade suspeito de ter contraído a Covid-19. A vítima, um homem de 61 anos com doença crônica, foi atendida na UPA do Jardim Casqueiro em 31 de março e estava internado em UTI do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, desde o dia 1° de abril, quando faleceu. O óbito foi notificado pelo hospital nesta quinta-feira (2) para o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão.

A cidade tem dois casos confirmados pelo novo coronavírus, que aguardam a contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

Atualmente, o município  tem 36 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Vinte e oito pessoas prosseguem em isolamento domiciliar e oito estão internadas – seis no Hospital Municipal em clínica médica e 2 em UTI.

Dois casos foram descartados pelo instituto de referência em diagnóstico.

Mongaguá
Com as atualizações desta quinta-feira (2), a Prefeitura de Mongaguá passa a contabilizar 11 casos suspeitos, quatro descartados e um óbito em investigação. Todos os 11 suspeitos seguem aguardando exames do Instituto Adolfo Lutz. Oito deles estão em isolamento domiciliar, um está internado no Hospital Regional, em Itanhaém, um internado na capital paulista e outro está na UPA.

Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informou que a cidade tem 39 casos suspeitos, sendo três pessoas internadas (um paciente na UTI e dois na enfermaria). Além disso, 14 pessoas estão em isolamento social.

Itanhaém
A Prefeitura de Itanhaém informou que o município tem três casos confirmados da Covid-19. Além disso, existem 25 casos suspeitos da doença, sendo duas mortes em investigação. Seis pessoas estão internadas e 17 em isolamento domiciliar com suspeita de coronavírus.

Peruíbe
A Prefeitura informou que Peruíbe tem 57 casos suspeitos do novo coronavírus.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.