01/10/2022

Baixada Santista tem 169 denúncias de propaganda eleitoral irregular

Por Marcela Morone em 01/10/2022 às 13:30

Violência e criminalidade disparam no debate eleitoral das redes
Violência e criminalidade disparam no debate eleitoral das redes

As nove cidades da Baixada Santista somam 169 denúncias de propaganda eleitoral irregular registradas no aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em campanhas.

Os dados englobam o período de início da campanha eleitoral, em 16 de agosto, até o horário de publicação desta matéria neste sábado (1º).

Santos lidera a lista com 52 denúncias registradas, seguida de São Vicente com 27 e Praia Grande e Cubatão, empatadas com 22.

Guarujá e Itanhaém possuem 21 e 18 denúncias, respectivamente. Peruíbe teve 4 denúncias, Bertioga, 2, e Mongaguá, 1.

Ao todo, o estado de São Paulo registrou 4.496 denúncias, sendo o líder entre as federações. Mais de 24 mil denúncias já foram feitas no país inteiro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as denúncias são apuradas pelo Ministério Público Eleitoral. Caso o crime eleitoral seja comprovado, os processos são encaminhados para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e mandados de volta ao TSE para aplicação de pena ou multa.

Como denunciar

O aplicativo Pardal está disponível gratuitamente para usuários de Android e iOS. Nele, qualquer pessoa pode realizar denúncias e o anonimato é vedado.

A denúncia deve conter o nome do eleitor, CPF e provas da denúncia, como vídeos ou fotos. O sigilo das informações é garantido pelo TSE.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.