Baixada Santista soma 44 casos confirmados de varíola dos macacos
Por Santa Portal em 02/09/2022 às 21:23
A Baixada Santista tem 44 casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, emitido nesta sexta-feira (2). Santos e Praia Grande têm 14 casos cada, sendo as cidades com o maior número de infectados.
São Vicente tem oito casos confirmados, Guarujá e Itanhaém têm três em cada e Cubatão e Bertioga têm um caso cada.
Santos tem ainda 22 casos suspeitos e 10 pacientes já se recuperaram da varíola dos macacos.
O município de Santos foi notificado de 13 casos confirmados até o momento, e de acordo com a prefeitura, os infectados são homens adultos sem sinais de gravidade da doença. Destes, dez já cumpriram o período de isolamento e estão recuperados.
Santos ainda possui 22 casos suspeitos, pessoas que estão em isolamento domiciliar enquanto o Município aguarda o resultado de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado.
Todos os residentes em Santos confirmados ou suspeitos da doença são acompanhados pela Seção de Vigilância Epidemiológica. A pessoa que identificar algum dos sintomas da doença (ver abaixo) deve ir à policlínica de referência do bairro onde mora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou a uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade, que funcionam todos os dias (24 horas).
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o Município registra seis casos confirmados de Monkeypox e oito casos suspeitos em investigação.
Todos os pacientes confirmados são homens e ainda estão com a doença ativa. Todos os casos, suspeitos e confirmados, estão em isolamento e monitoramento constante realizado pela Vigilância Epidemiológica.
Além disso, 13 casos foram descartados.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que o Município tem três casos confirmados da varíola do macaco (monkey pox). Os casos foram notificados pela assistência hospitalar da rede privada. Os três pacientes estão em isolamento e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.