Baixada Santista soma 35 casos de varíola dos macacos com novos infectados

Por Santa Portal em 23/08/2022 às 20:07

Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos

A Baixada Santista somou seis novos casos de varíola dos macacos, a monkeypox, nesta terça-feira (23). Os novos casos foram confirmados em Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Agora, a região soma 35 casos da doença, segundo a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.

Agora, Santos tem 12 casos da doença, Praia Grande tem 11, São Vicente tem seis, Guarujá tem três, Itanhaém tem dois e Cubatão tem um caso, que foi registrado por um morador fora do município.

No total, o estado de São Paulo tem 2.567 casos confirmados da monkeypox. O atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.

Prevenção contra a Monkeypox (MPX):

– Evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele;

– Evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença;

– Higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel;

– Não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais;

– Uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Sintomas da Monkeypox (MPX):

– O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

– Caroço no pescoço, axila e virilhas;

– Febre;

– Dor de cabeça;

– Calafrios;

– Cansaço;

– Dores musculares. 

Veja a situação nas cidades da região

Bertioga

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que há um caso suspeito de varíola dos macacos no Município aguardando resultado de exames.

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que o Município registra seis casos confirmados de Monkeypox e dois casos suspeitos em investigação.

Todos os pacientes confirmados são homens. Todos os casos, suspeitos e confirmados, estão em isolamento e monitoramento constante realizado pela Vigilância Epidemiológica.

Santos

De acordo com a prefeitura são 11 casos confirmados, sendo oito curados e três em isolamento domiciliar.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informou que o Município tem dois casos confirmados da varíola do macaco (monkeypox). Os casos foram notificados pela assistência hospitalar da rede privada. Os dois pacientes estão em isolamento e sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Mongaguá

Segundo a Prefeitura, até o momento a Cidade não conta com casos confirmados ou suspeitos de varíola dos macacos. 

Peruíbe

De acordo com atualização enviada pelo Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica na manhã desta quarta-feira (24), atualmente a Cidade está com dois casos suspeitos, mas nenhum confirmado.

Cubatão

Em Cubatão há um caso confirmado e dois suspeitos.

Itanhaém

De acordo com a Prefeitura, a cidade conta com dois casos confirmados, sendo que paciente já se encontra com alta médica e em casa. O segundo caso encontra-se em isolamento domiciliar e seu estado é estável.

Praia Grande

Praia Grande tem onze casos da varíola dos macacos confirmados. Todos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande e encontram-se estáveis. 

O Comitê Técnico Científico da Sesap segue acompanhando todos os protocolos realizados na Cidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.