28/07/2021

Baixada Santista realiza ações para atender pessoas em vulnerabilidade em dias frios

Por Santa Portal em 28/07/2021 às 06:24

Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Cidades da Baixada Santista realizam ações para arrecadar cobertores e agasalhos, além de alimentos para distribuir à população em situação de vulnerabilidade social, e em situação de rua durante os dias frios que se aproximam, nesta semana.

A expectativa é de que as temperaturas cheguem a 10ºC nos próximos dias, até sexta-feira (30), com a chegada de uma frente fria, que também terá ventos e chuva, o que tem preocupado as entidades que prestam assistência social na região. A mudança no tempo afeta diretamente as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Saiba como ajudar a causa e como serão as ações nas cidades:

Santos

Santos monta uma operação para atender a população em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Santos dá continuidade à Operação Baixas Temperaturas, que ocorre todos os anos no período de frio mais intenso. O serviço de abordagem à população em situação de rua será ampliado, contando também com um recente aumento em 50% da capacidade de acolhimento dos abrigos municipais. As ações ainda incluem distribuição de alimentos e agasalhos.

Outra iniciativa foi a expansão dos trabalhos no Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Paquetá), onde a média diária de atendimentos passou de 50 para 80, representando um aumento de 60%. 

Doações

Entre quinta-feira (29) e sábado (31), das 9h às 17h, munícipes poderão doar mantimentos por meio de drive-thru na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 388, na Encruzilhada.

A triagem e a distribuição dos itens doados serão realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) na unidade Mercado do restaurante popular Bom Prato, localizada na Praça Iguatemi Martins s/n, na Vila Nova. O FSS segue arrecadando alimentos, agasalhos e outros itens também por meio dos postos de vacinação contra a covid-19.

Alimentação gratuita

As quatro unidades santistas do restaurante popular Bom Prato oferecem gratuitamente café da manhã, almoço e janta a 800 pessoas em situação de rua, contempladas no ano passado com um cartão-alimentação (válido somente para Bom Prato). Entre janeiro e fevereiro deste ano, os beneficiários passaram por recadastramento.

Como acionar ajuda

O serviço de abordagem social da Prefeitura pode ser acionado gratuitamente, 24 horas, pelo telefone 153.

Confira quais locais oferecem acolhimento em Santos: 

Por encaminhamento (Abordagem Social) e demanda espontânea:

  • Casa de Inverno –  Endereço: General Câmara, 249, Paquetá

Outros abrigos em funcionamento:

  • Seacolhe-AIF;
  • Casa Êxodo;
  • Albergue Noturno;
  • Seabrigo-AIF;
  • Casa das Anas;

Restaurantes Bom Prato:

  • Morros – Avenida Santo Antônio do Valongo, 546, São Bento
  • Vila Gilda – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube
  • Mercado – Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova
  • Zona Noroeste – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 517, Chico de Paula)

São Vicente

O Fundo Social de São Vicente promove na sexta-feira (30) o Dia de Doar. Serão arrecadadas peças de roupas, que podem ser retiradas por munícipes na sede do FSS-SV. A campanha ‘Abraço Quente’ está na reta final e doações ainda podem ser feitas.

Quem quiser doar precisa correr, pois restam poucos dias. Isso porque, na próxima sexta-feira (30), o FSS-SV realiza o segundo ‘Dia de Doar’, para que aqueles que necessitam das doações possam retirar as peças pessoalmente na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Rua Benedito Calixto, 205 – Boa Vista, das 13h às 17h. 

Há roupas de vários tamanhos e para todas as idades. Poderão ser retiradas cinco peças para cada integrante da família.

Os pontos de doação são: 

 – Prefeitura de São Vicente (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro)

– Supermercado Pompéia (Av. Dr. Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho, 760 – Parque das Bandeiras)

– Supermercado Luanda (Av. Antonio Emmerich, 335/373 – Vila Cascatinha)

– Supermercado Ao Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro, 537 – Centro)

– Supermercado Mini Preço (Av. Doutor José Singer, 585 – Humaitá

– Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 – Sala 313 ao lado da loja C&A – Centro)

– Supermercado Dia (Rua Onze de Junho, 180 – Itararé)

– Supermercado Central (Rua Frei Gaspar, 2610 – Parque São Vicente)

Cubatão

A campanha Cubatão Solidária, promovida pelo Fundo Social de Assistência Social de Cubatão (FSS), prossegue arrecadando agasalhos, mantas e cobertores, destinados às famílias em situação de maior vulnerabilidade social no Município.

Devido à situação de pandemia, as roupas doadas precisam ser em estado de novas ou em boa condição de uso, higienizadas e embaladas em plástico. Para entrega, empresas e população podem entrar em contato pelo telefone 3362.4701, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas. Também estão disponíveis os endereços de correio eletrônico fundosocialcbt@gmail.com e fundosocial@cubatao.sp.gov.br.

Paralelamente, prossegue a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, dentro do prazo de validade, nos postos de vacinação contra Covid-19 e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizará a Operação Acolher e Aquecer em Cubatão.

Ao ver uma pessoa em situação de rua em sofrimento causado pelo frio, com risco de hipotermia, alteração do nível de consciência, desmaio, náuseas, tremores ou dificuldades respiratórias, o munícipe pode entrar em contato com o Samu, pelo número 192. O serviço faz parte do programa de Abordagem Social da Semas. Mais informações pelo telefone 3375.2967 ou pelo e-mail centropop@cubatao.sp.gov.br.

Guarujá

Em Guarujá, o atendimento à população em situação de rua também será ampliado. Uma operação especial de busca ativa começa nesta terça-feira (27), com o acréscimo de uma equipe técnica que vai atuar madrugada a dentro, das 22 horas às 3 horas da manhã.

As equipes percorrerão os principais pontos da Cidade, áreas estratégicas, além de verificar os chamados telefônicos que chegam via 153. Durante a abordagem, aqueles que aceitarem ajuda serão encaminhados à Unidade de  Acolhimento José Calherani, também conhecido como Albergue Municipal (Rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho).

Itanhaém

Em Itanhaém, a ação também será voltada à população em situação de rua. Equipe técnica abordará os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio. No local, além de colchões e cobertores, todos receberão alimentação. Vale lembrar que a ação é voluntária e não compulsória. Eles devem ser encaminhados ao Centro Pop da cidade.

A equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social percorrerá a cidade na quarta (27), quinta (28) e sexta (29) à noite, abordando os moradores em situação de rua, convidando-os para ficar no abrigo durante a onda de frio. No local, além de colchões e cobertores, todos receberão alimentação. Vale lembrar que a ação é voluntária e não compulsória.

Em prontidão 24 horas por dia, os munícipes podem contatar os profissionais da Defesa Civil, pelo telefone (13) 3427 8352.

Quem puder ajudar, e doar cobertores ou roupas de frio, basta comparecer ao Fundo Social de Solidariedade, das 9 às 12, e das 13 às 16 horas, na Rua Cunha Moreira, 61, no Centro, ou no Centro Pop localizado na Rua Vitor Meireles, 51, no Belas Artes. As doações também podem ser realizadas por meio do telefone (13) 3427 5390, onde equipes irão até o local para fazer a retirada.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.