As pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades ou deficiência permanente já estão sendo vacinadas desde a última quinta-feira (13), em Praia Grande. São seis polos de vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para pessoas com deficiência permanente, é necessário apresentar comprovante de residência, documento de identidade e o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

Para pessoas com comorbidades, a documentação necessária é: comprovante de residência, documento de identidade e o comprovante da condição de comorbidade por meio de exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

As pessas pertencentes ao grupo de 55 a 59 anos com comorbidades também podem continuar se vacinando, assim como pessoas com síndrome de down, transplantados, paciente em terapia renal substitutiva e maiores de 60 anos.


Confira os locais

Polo 1: Ginásio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte

Polo 2: Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos

Polo 3: Ginásio Rodrigão: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi

Polo 4: Conviver São Jorge: R. João Batista de Siqueira, 130 – Vila Antártica

Polo 5: Conviver Caiçara: Rua Maria Antunes Navarro, s/nº (esquina com a Rua São Domingos)

Polo 6: Ginásio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia


Cadastro e acamados

Para agilizar a vacinação, é recomendado que todos se cadastrem no site Vacina Já, do Governo do Estado.

A vacinação de acamados está sendo realizada em domicílio por equipes específicas durante os finais de semana. Para aqueles que já são atendidos por alguma Unidade de Saúde da Família (Usafa), basta aguardar a visita da equipe para aplicação da vacina.

Já para aqueles que nunca passaram em uma Usafa, qualquer parente ou amigo poderá procurar a unidade mais próxima, realizar o cadastro e aguardar a vacinação no domicílio.

Guarujá

Guarujá começa a vacinar nesta sexta-feira (14) pessoas com comorbidades ou deficiência permanente que tenham mais de 50 anos. Para garantir a dose, os munícipes que fazem parte desse grupo apresentar documentação comprobatória de suas condições – além de documento com foto, CPF e comprovante de residência em Guarujá.

Os que têm doenças preexistentes devem apresentar laudo ou declaração médica que ateste a doença – que na relação de comorbidades do Ministério da Saúde.

Já as pessoas com deficiência permanente precisam comprovar que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para o atendimento desses novos grupos, a Cidade recebeu 8.680 doses da CoviShield, da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado. O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Imprimir a ficha que o site disponibiliza ao final contribui ainda mais para agilizar o atendimento no posto.

Para se ter uma ideia, o tempo de atendimento para quem fez o cadastro leva em média de 1 a 3 minutos. Quando não é feito, a inscrição no ato da vacinação seguida da aplicação da dose propriamente dita demora cerca de 10 minutos.


Postos de vacinação

A vacinação continua no Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio) com esquema de imunização separado por primeiras e segundas doses na quadra do ginásio, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. No estacionamento, segue em funcionamento o drive-thru – apenas para as primeiras doses – das 9 às 15 horas.

Em Vicente de Carvalho, o acontece no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua Padre Anchieta, 107 – Vila Alice). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Cubatão

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), a Secretaria de Saúde de Cubatãanuncia que começa nesta sexta-feira (14) a vacinar pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades.

Como forma de aprimorar a transparência e o controle da aplicação de vacinas contra a covid-19, só serão vacinadas pessoas com comorbidades que apresentarem os seguintes documentos:

 – atestado ou declaração de comorbidade assinado por profissional da área de medicina (CRM legível);

– receita com data a partir de janeiro de 2020;

– documento com foto;

– comprovante de residência.

 É importante levar cópias da declaração e da receita, pois a orientação é pela retenção do documento no local de vacinação. 


Locais de vacinação

Parque Anilinas (Avenida Nove de Abril, s/nº, entrada principal), 9 às 15 horas.

Unidades de Saúde, 8h30 às 16 horas:

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquinio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal).