Bailarina de Santos é a única brasileira a ser aprovada no Bolshoi Ballet Academy

Por Alanis Ribeiro em 10/03/2024 às 08:00

Divulgação
Divulgação

A bailarina Letícia Charmant, de 18 anos, foi a única brasileira a ser aprovada para participar do curso intensivo de verão da Bolshoi Ballet Academy, em três países diferentes. As avaliações das aulas podem render uma vaga na sede principal da companhia, em Moscou, na Rússia.

A empresa Mostra Dança, em São Paulo, foi a responsável pelas audições para o curso e audição oficial para a maior companhia de balé do mundo. As seleções contaram com a presença do professor e diretor de programas da Companhia Profissional de Bolshoi, Dmitri Povolotsky, que foi o avaliador das audições.

“Me sentia um pouco insegura no início da audição, principalmente por estar voltando de férias. Estava com receio da minha técnica estar comprometida, mas conforme as sequências me assegurei de que estava fazendo o meu melhor”.

Letícia relembra que o examinador não conteve elogios para as execuções dos movimentos, e que isso a deixou segura do trabalho que havia empenhado. 

Após uma semana das seletivas, ela recebeu a tão esperada ligação. A bailarina foi aprovada para o programa de verão em três países diferentes, sendo eles: Itália (Florença), Suíça (Lugano) e Rússia (Moscou).

Além da oportunidade de participar do curso intensivo de verão, Letícia garantiu uma vaga para participar da audição oficial da equipe russa. De acordo com o desempenho e excelência, ela tem a possibilidade de ser contratada para a companhia profissional, com contrato de um ano. As aulas serão aplicadas como avaliações conforme os critérios estabelecidos pela Instituição.

Letícia embarca para esse grande desafio no dia 8 de agosto, enquanto as aulas terão início cinco dias depois, em Moscou. Posteriormente, embarca para Florença e, por fim, Lugano. A bailarina é a única a representar a Baixada Santista e o Brasil. 

“Nunca pensei que estaria realizando este grande sonho, o que era só uma grande paixão de criança, hoje é a minha vida”, finaliza. 

Para realizar este sonho, a bailarina esta à procura de possíveis parcerias e patrocinadores. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (13) 99161-4403.

Conheça a trajetória de Letícia Charmant

O amor de Letícia pelo balé começou cedo, mas só passou a praticar a modalidade por fazer parte da grade extracurricular da instituição de ensino em que estudava. 

Por conta da dedicação, passou a receber incentivo dos professores e familiares, que sempre estiveram lado a lado na sua evolução. Como resultado do apoio que recebia, o desenvolvimento na dança era constante.

Com o decorrer dos anos, o desenvolvimento no balé cresceu cada vez mais. Afinal, o que deveria ser somente um passatempo, se tornou sua maior motivação. 

No entanto, o que a bailarina não esperava era que seus ensaios fossem interrompidos por causa da pandemia de covid-19, o que ocasionou aproximadamente dois anos sem praticar o que tanto amava. 

“Nunca me imaginei vivendo uma vida sem dançar, sempre foi meu grande amor e maior sonho. Mas durante a quarentena, infelizmente, tive que dar uma pausa”, declara. 

Com o tempo que ficou sem praticar, passou a refletir em suas decisões. A bailarina relembra que o desejo de se tornar uma bailarina profissional surgiu devido a ausência e limitações que a modalidade fazia. 

“Naquele momento pude perceber que se eu não fosse bailarina, seria muito menos feliz. Precisava continuar correndo atrás do que me preenchia, a falta nos ensina tanto sobre amor quanto a presença”, finaliza. 

Como resultado, Letícia procurou se especializar na modalidade. Atualmente, é formada em balé clássico pela Escola de Bailado Municipal de Santos, e possui mais quatro certificações oficiais pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, dentro das matérias do balé clássico.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.