Avenida de São Vicente tem mais de 10 mil toneladas de lixo removidas

Por Santa Portal em 02/09/2021 às 20:31

Aline Silvério/Prefeitura de São Vicente
Aline Silvério/Prefeitura de São Vicente

A Avenida Penedo, no Catiapoã, recebe uma ação de limpeza da Prefeitura de São Vicente. As equipes já removeram mais de 10 mil toneladas de lixo no local, conhecido como Penedo 900. Os resíduos estavam acumulados há algum tempo no local, e começaram a ser retirados em 24 de agosto.

Na manhã de quinta-feira (3), os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Kayo Amado (Pode). “Um dos nossos principais desafios no primeiro ano de Administração Municipal é limpar, literalmente, a bagunça deixada no governo”, comentou.

Lixo catiapoã são vicente
(Foto: Divulgação)

O processo de limpeza de resíduos Urbanos (RU) continua, e os resíduos de construção civil (RCC) estão sendo removidos por uma empresa contratada, que também faz a correta destinação do material. Até o momento, mais de 10 mil toneladas foram retiradas. A previsão de término é para os próximos seis meses.

Além de constantes reclamações por parte da população, o problema foi alvo do Ministério Público (MP) e outras instituições. “Pegamos o problema e hoje estamos resolvendo. O lixo está sendo retirado e será destinado para locais distanciados, de forma correta, para que não agrida o meio ambiente e nem o cidadão. É esse o trabalho de organizar a casa, para que a gente possa ter, sim, uma Cidade melhor a cada dia”, afirmou o prefeito.

Lixo catiapoã são vicente
(Foto: Divulgação)

De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), Flávia Ramacciotti, o local em questão trata-se de uma área de secagem, onde a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup) deposita o material proveniente dos canais, durante os trabalhos de desassoreamento, para posterior destinação. “Começamos um trabalho que envolve a área Penedo 900 e a região do Sambaiatuba, para fazer a retirada desses resíduos que estavam depositados de forma irregular há muito tempo. Precisávamos dar um destino para eles.”

A previsão é concluir esta primeira etapa dos trabalhos em até seis meses. No entanto, Flávia ressalta que “é um trabalho contínuo e que não pode ser interrompido”.

Lixo catiapoã são vicente
(Foto: Divulgação)

Haverá ainda a contratação de novos serviços continuados até que seja definida a correta destinação de forma permanente.

Além disso, como o material ficou muito tempo sem ser retirado, houve o descarte irregular de outros tipos de resíduos. “Há materiais que não podem ir para qualquer lugar, então tomamos o cuidado de analisar e fazer a correta destinação”, afirmou a secretária da Semam.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.