11/08/2020

Autoridades foram alertadas sobre o risco de explosão em porto de Beirute

Por #Santaportal e Folha Press em 11/08/2020 às 07:46

EXPLOSÃO NO PORTO – Autoridades libanesas alertaram o premiê e o presidente do país em julho sobre o risco de explosão das 2.750 toneladas de nitrato de amônio armazenadas no porto de Beirute. As informações foram divulgadas pela agência Reuters, que teve acesso a informações de oficiais seniores que falaram sob condição de anonimato.  

A megaexplosão envolvendo produtos químicos industriais, no porto de Beirute, deixou mais de 150 mortos e 3 mil feridos.

Um relatório da Direção Geral de Segurança do Estado, órgão responsável pela supervisão da segurança portuária, sobre os eventos que levaram ao incidente inclui uma referência a uma carta privada enviada ao presidente Michel Aoun e ao primeiro-ministro Hassan Diab em 20 de julho. 

De acordo com informações da Reuters, embora o conteúdo da carta não conste no relatório, uma autoridade sênior disse que esse material, se roubado, pudesse ser usado em um ataque terrorista. 

“Avisei-os que o material poderia destruir Beirute”, disse ele, que estava envolvido na redação da carta e não quis se identificar. A Reuters não pôde confirmar de forma independente a descrição do documento.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.