Jovem autora de São Vicente sonha em ajudar pessoas através da escrita

Por Santa Portal em 07/02/2022 às 14:52

Tadeu Filho/Divulgação Prefeitura de São Vicente
Tadeu Filho/Divulgação Prefeitura de São Vicente

Apaixonada pela escrita, amante de livros, sonhadora e dedicada a ajudar as pessoas a cuidarem da saúde mental. Essa é Aline Guillen, joalheira e escritora, de 29 anos, que reside no Centro de São Vicente.

Empenhada em produzir um conto destinado àqueles que sofrem com a dor da perda, Aline criou a obra O Brilho Mágico.

Não é novidade para ninguém que a pandemia da covid-19 afetou a vida de muita gente, seja pelo temor de contrair a doença e transmiti-la a alguém que ama, ou pelos conflitos internos que o isolamento social causou.

A autora foi uma das pessoas que sofreu com o período das restrições impostas. Dentro de sua casa, aflita, não enxergava uma ‘luz no fim do túnel’. Entretanto, em abril de 2020, sentiu um chamado no coração. A vicentina decidiu, então, produzir o livro sobre um assunto que é tabu na sociedade: a morte. Mas, com uma abordagem voltada a confortar o coração de cada leitor.

“Eu nunca tinha perdido uma pessoa próxima. Então não sabia como funcionava o processo do luto. Mas, enquanto não escrevi, esse chamado não me deixou em paz”, comenta a autora.

“Eu acredito que, dentro de cada um de nós existe um brilho interno, ao qual só pode ser enxergado com os olhos do nosso coração. Quando aprendemos a ver esse brilho em alguém, nunca mais esquecemos. Porém, um dia, esse brilho precisa ir embora. Quando ele parte, a princípio, deixa um vazio em nossa alma. Mas, o objetivo é mostrar que, na verdade, o brilho não se apaga, apenas vai para um outro lugar”, explica.

Primeira pessoa a ler

A primeira pessoa selecionada para ler a história só poderia ser alguém especial. A escolhida foi a avó, Maria Guillen Telles, que considerou a obra fascinante e incentivou a neta a lançá-la oficialmente. No entanto, para a escritora, aquele ainda não era o momento adequado.

Um ano depois, em abril de 2021, o inesperado aconteceu. Aos 80 anos de idade, a avó de Aline foi mais uma das vítimas fatais da covid-19. “Meu mundo desabou. Eu me espelhava muito nela”, relembra.

Apesar de ter vivenciado a dor da perda de uma pessoa próxima, a vicentina levantou a cabeça e recorreu à obra que produziu.

“Quando li, percebi que tinha escrito para mim mesma. Senti a presença da minha vó como uma estrela brilhando no céu”, relatou, emocionada.

Aline tomou como objetivo dar sequência ao legado de dona Maria. Um dos primeiros desejos era que a neta expandisse a obra para que outras pessoas pudessem acessar. No dia 21 de novembro de 2021, o Brilho Mágico foi lançado oficialmente, na Avenida Paulista, em São Paulo.

“Foi um momento especial. Senti a presença da minha avó naquele dia”, relata.

De acordo com a autora, a morte deveria ser abordada com mais frequência na sociedade. “Ao meu ver, não temos controle daquilo que não discutimos, e acabamos não sabendo como lidar. Quero ajudar as pessoas, especialmente as crianças, a conseguirem assimilar esse assunto de uma outra forma”.

Um dos presenteados com a obra O Brilho Mágico foi o prefeito Kayo Amado, que enalteceu o trabalho da escritora. “A Aline possui um talento maravilhoso. O que me encanta é, além desse dom que ela tem para escrever, a vontade de ajudar as pessoas de alguma forma. Ser presenteado com este livro foi especial”.

Planos para o futuro

Com apenas 29 anos, a jovem traçou a meta de contribuir com a formação educacional das crianças vicentinas. Ela pretende lançar, em breve, oficinas nas quais os pequenos aprenderão a produzir suas próprias obras.

“A criança tem o recurso da espontaneidade. Todos nós temos uma história. Quero capacitar os pequenos a desenvolverem as ideias que vem à mente”.

Inspirada em sua avó, Aline não impõe limites para seus sonhos. “Quero, através da escrita e de pautas envolvidas à saúde mental, ajudar a construir um mundo melhor. Minha intenção é mostrar às pessoas, o brilho mágico que cada uma possui dentro de si”, concluiu.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.