Autora lança livro em Santos e renda vai para projeto social em Madagascar

Por Marcela Ferreira em 14/07/2022 às 06:10

Divulgação
Divulgação

A autora Ana Lúcia Caetano realiza o lançamento do livro “Rosi e os Cadernos Fraternos” nesta sexta-feira (15), na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, a partir das 16h30. Toda a renda obtida pela venda dos livros será revertida para o projeto social “Água para Madagascar”.

A iniciativa é do grupo Cadernos Fraternos, e a ação é realizada pela Fraternidade Sem Fronteiras (FSF), que nasceu em Santos. O livro foi escrito durante a pandemia de covid-19, em 2020, quando uma máquina de costura chegou na casa de uma professora brasileira, na Itália, e ela passou a confeccionar cadernos para a comunidade em que morava, como um passatempo durante o período mais intenso de isolamento social no país.

“Uma das coordenadoras da Itália se viu fazendo as capas dentro de casa, e ela ia oferecendo para os vizinhos, para as mães dos seus alunos, porque ela é professora e mora em uma pequena cidade. Então a gente conta neste livro a história do polo de todos os cadernos fraternos da Itália. Uma professora iluminou a própria cidade com o trabalho voluntário enquanto passava a pandemia”, conta Ana Lúcia.

A obra ainda conta sobre a história dos Cadernos Fraternos, que são capas de cadernos distribuídas a países e comunidades carentes, do Brasil e da África, a fim de estimular a educação e prover o material para os estudos de crianças em situação de vulnerabilidade social. 

Autora lança livro em Santos e renda vai para projeto social em Madagascar - água para Madagascar
Divulgação

Como forma de promover mais uma boa ação, o grupo Cadernos Fraternos decidiu reverter a renda obtida na pré-venda e na venda do livro “Rosi e os Cadernos Fraternos”, para uma ação do Fraternidade Sem Fronteiras. Sabendo da necessidade de água potável em Madagascar, o grupo resolveu destinar todo o dinheiro ao projeto “Água para Madagascar”.

“O livro tem também um papel social. A venda dele irá para um outro projeto do Fraternidade Sem Fronteiras. Então nós dos Cadernos Fraternos somos ligados à Fraternidade Sem Fronteiras. E este livro agora será revertido 100% da sua renda para o projeto Água para Madagascar. Quando o livro estava na gráfica, nós perguntamos ao presidente qual o projeto que teria uma maior necessidade, e ele nos disse que precisava muito que a água potável chegasse para as famílias em Madagascar porque a situação é mais do que urgente”, diz a autora.

O projeto levará água potável para as famílias que estão abaixo da linha da miséria na Ilha de Madagascar, e que são acolhidas pela Fraternidade Sem Fronteiras.

Ajuda em Madagascar

Ana Lúcia Caetano, que é Coordenadora Nacional da Ação dos Cadernos Fraternos – FSF, conta que a FSF já realiza ações na África, inclusive entregando 12 mil refeições por mês em Madagascar, além de oferecer centros de acolhimento. “O acesso à água naquela região é muito escasso. Eles chamam o clima de semideserto, e eles estão atravessando a pior seca dos últimos 30 anos. Então a população chega a ficar um ano sem uma gota de água, porque não chove, e metade dessa população não tem acesso a água potável”.

Autora lança livro em Santos e renda vai para projeto social em Madagascar - água para Madagascar
Divulgação

Com um grupo de voluntários e de médicos, a FSF organiza caravanas para levar caminhões-pipa com cinco mil litros de água para as aldeias mais afetadas pela seca, e assim as famílias conseguem ter acesso à água potável. “O custo é alto e a dificuldade também, da logística do carro-pipa, é muito difícil porque existe um carro-pipa para a região. Então todo o dinheiro que a gente vai enviar do livro vai ajudar para que mais carros-pipas possam levar água para esses locais.”

Além da ajuda que poderão prover com a renda do livro, a expectativa é arrecadar ainda mais dinheiro para que seja possível construir um poço na comunidade em Madagascar. “O que seria mais viável seria a perfuração de poços, mas isso custa por volta de R$ 240 mil. Então, nós teríamos que aquecer o projeto. Com a pré-venda antes do lançamento, nós já enviamos R$ 7 mil, e a gente queria que essa primeira edição de mil livros pudesse ser vendida até setembro para que a gente possa iniciar uma segunda edição”, diz Ana Lúcia.

Serviço

Livro “Rosi e os Cadernos Fraternos”

Autoria: Ana Lúcia Caetano, Rita Foelker e Rosi Cassiano

Lançamento

Pinacoteca Benedicto Calixto

Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão, Santos

Sexta-feira (15/7) às 16h30

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.