Patinador de Santos ganha medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior e projeta mais títulos
Por Anna Clara Morais em 05/09/2025 às 06:00
Santos foi destaque nos Jogos Pan Americanos Júnior, realizados em Assunção, no Paraguai. Os patinadores caiçaras Erik Medziukevicius, Laura Guimarães Olympio e Lia Camargo Iwazaki atraíram olhares durante as apresentações e garantiram medalhas para a delegação brasileira.
Erik Medziukevicius tem 21 anos, é atleta da Fupes/Santos e foi responsável por conquistar uma medalha de ouro no livre masculino e prata no solo dance masculino. No entanto, a história com o patins começou há muito tempo, aos oito anos de idade, por influência da mãe.
“Comecei a patinar aos oito anos, era de São Paulo, mas me mudei para Santos e minha mãe, quando mais nova, patinava, então quando viemos para Santos, que é a capital da patinação, ela colocou a gente numa escolinha, eu e meu irmão. Eu tinha oito e ele quatro”.
Aos poucos, o que antes era apenas um hobby, passou a se tornar uma paixão na vida de Medziukevicius e, em certo momento, a profissão dos sonhos.
“A gente acabou se apaixonando pelo esporte. Comecei a treinar duas vezes na semana para brincar, acabou virando três, fui para a equipe de competição, passei a fazer campeonatos, circuitos, ligas e depois, fomos para o Paulista, Brasileira, Sul-Americano e o nível foi crescendo. Mudei de equipe e agora a gente treina seis vezes por semana, tanto eu quanto meu irmão”.
Desde então, o patinador acumula medalhas em diversos campeonatos. Os Jogos Pan-Americanos de 2025 já fazem parte da quarta missão do jovem pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
“Fui vice-campeão nos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali, em 2021. Conquistei duas pratas, em 2022, nos Jogos Sul-Americanos (Odesur). E em 2023, em Santiago, nos Jogos Pan-Americanos, fui campeão”.
Na próxima competição dos Jogos Pan-Americanos Adulto, que acontecerá em Lima, no Peru, em 2027, Medziukevicius já tem a vaga garantida graças ao último resultado conquistado.
“Já fui classificado por conta dessa conquista nesse campeonato agora, em que fiquei em primeiro. Sou também o terceiro do mundo em grupo de show, quarto do mundo em individual Júnior, top 10 do mundo no Sênior e algumas vezes campeão Sul-Americano, Pan-Americano, várias vezes campeão Brasileiro e Paulista”, completa.
Próximos passos
Hoje, o atleta representa a seleção brasileira em inúmeros campeonatos, nacionais e internacionais. Além disso, também busca passar todo o seu conhecimento adiante, por isso, dá aula para crianças iniciantes e nível avançado. E, ainda, trabalha como juíz em campeonatos paulistas e brasileiros.
Apesar de já ser um grande nome no meio da patinação, o objetivo é conquistar cada vez mais medalhas no esporte.
“Quero continuar participando desses jogos Pan-Americanos, que são os campeonatos mais divertidos e que dão mais visibilidade, tenho pelo menos mais dois anos para competir e ganhar. Também quero pegar uma medalha no Mundial de individual, que por enquanto tenho só de grupo de show, é uma conquista grande”.