Atletas de fim de semana devem ficar atentos as lesões

Por #Santaportal em 27/09/2015 às 14:34

SAÚDE – O bem-estar, geralmente, está associado a atividades físicas e o combate ao sedentarismo também. Mas o que nem todo mundo sabe é que atividades físicas praticadas de forma irregular podem causar mais transtornos ao sedentário, chegando até provocar lesões na coluna, joelhos ou a qualquer estrutura músculo-esquelética, principalmente, ligamentar.

De acordo com o especialista em coluna Dr. Silvio Carlos Ferreira, as pessoas que sofrem mais com lesão são aquelas pouco preparadas para a atividade que se dispõem a fazer. “As pessoas sabem que o sedentarismo é prejudicial. É o mau do século! Mas muitas só conseguem tempo aos fins de semana para a prática desportiva”.

Porém, Ferreira explica que essa atitude é ainda pior do que fazer nada. “Alguns pacientes relatam que passam a semana inteira extenuados, trabalhando e, quando chega o fim de semana, vão correr ou andar de bicicleta. Eles não sabem, mas isso também é prejudicial com relação ao uso dos músculos e das articulações”, diz.

Além disso, o especialista em coluna afirma que a situação ainda mais grave é a falta de orientação para a prática adequada de atividades físicas. “Vejo muitos rapazes jogando futebol uma vez por semana, pensando que estão ficando em forma, mas essa baixa regularidade não gera condicionamento físico, podendo levar a lesões no joelho, coluna, pés, e, principalmente, tornozelos. Existe uma linha muito pequena entre condicionamento físico e lesão”.

Casos mais comuns
Dor nas costas e as tendinites são os casos mais comuns em “atletas de fim de semana”. No litoral de São Paulo, com a prática de esportes de praia, como vôlei, corridas, frescobol e beach tennis, a incidência é ainda maior, já que muitas vezes não existe uma orientação adequada ou preparo físico ideal.

“Esses praticantes podem desenvolver inflamações de vários níveis, como a própria tendinite ou a tenossinovite e a bursite. Casos em que o tratamento pode envolver tempo prolongado para controle efetivo”.

O médico explica ainda que é comum também, para quem joga tênis e frescobol, as epicondilites, que são as dores na lateral do cotovelo, por conta do uso, sem preparo, da musculatura do antebraço. Já a no caso da coluna, o especialista diz que as lesões ocorrem mais em praticantes de vôlei e no futebol.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.