18/07/2022

Atletas da Unisanta garantem todas as medalhas do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos

Por Laila Aguiar em 18/07/2022 às 14:40

Atletas da UNISANTA que representou o Brasil no mundial
Atletas da UNISANTA que representou o Brasil no mundial

Ana Marcela Cunha, Nicholas Santos e Guilherme Costa, todos nadadores da Santa Cecília, foram medalhistas no Mundial de Esportes Aquáticos, que aconteceu em Budapeste, na Hungria. O Brasil ficou na 12º colocação, e os atletas da Unisanta garantiram todas as medalhas conquistadas pela delegação brasileira, sendo elas duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

De acordo com o presidente do Conselho Administrativo do Complexo Educacional Santa Cecília, Marcelo Teixeira, a Unisanta está fazendo história. “Nós estamos marcando época, é uma fase gloriosa do esporte aquático brasileiro”, comenta.

Os atletas estiveram, nessa segunda-feira (18), na Universidade Santa Cecília, em uma coletiva de imprensa para comentar os resultados positivos no mundial e receber a medalha Saturnino de Brito, a maior honraria da universidade. Os atletas Guilherme Basseto, Léo de Deus, Felipe Ribeiro, Maria Paula Heitmann, Beatriz Dizotti, Guilherme Costa, Nicholas Santos e Ana Marcela Cunha receberam a homenagem.

Marcelo Teixeira deixou clara a felicidade da universidade em proporcionar a honraria aos atletas. “É um dia festivo, especial, que faz parte do projeto olímpico da Unisanta, junto com a CBDA (Comissão Brasileira de Desportos Aquáticos) e todos que fazem parte desse projeto olímpico”, afirmou o presidente do conselho.

Ana Marcela Cunha, que sofreu com uma lesão no ombro um pouco antes do mundial, teve que correr contra o tempo para se recuperar e competir. Com duas medalhas de ouro e uma de bronze em Budapeste, a atleta já soma 15 medalhas em mundiais. O próximo desafio é o Jogos Sul-Americanos, que acontece em Assunção, no Paraguai, a partir de 1º de outubro.

Para Ana Marcela, “quanto mais a gente vem aqui (na universidade), quer dizer que estamos trazendo os resultados. Todas as provas que competimos, nadamos de forma agressiva, sempre buscando o resultado. Foi o melhor mundial da minha vida”, afirmou a atleta.

Ana Marcela no Mundial de Esportes Aquáticos
Ana Marcela no Mundial de Esportes Aquáticos. Divulgação/CBDA

Para os atletas, os desafios são enormes. Ter disciplina e concentração nos treinos são pontos obrigatórios. Nicholas Santos afirma que, para ele, é ainda mais complicado.

“Aos 42 anos, a cobrança é muito pessoal. Sabia que o meu adversário era muito difícil, embora já estivesse com o melhor tempo do mundo. Chegando nessa competição sabia que poderia disputar de igual para igual”. Apesar da cobrança pessoal, Nicholas faturou a medalha de prata nos 50m borboleta e se tornou o atleta mais velho a conquistar o pódio na competição.

Nas redes sociais, Leo de Deus compartilhou que, antes de sair para a final, Nicholas perguntou quanto tempo ele faria na prova e pediu para que o amigo não contasse, só escrevesse na cortina do quarto. Após a prova, veio a postagem que informou que Leo realmente conhece o tempo do amigo.

Postagem de Leo de Deus mostrando o tempo do amigo Nicolas Santos. Reprodução/Redes sociais Leonardo de Deus

Guilherme Costa, conhecido como “Cachorrão”, bateu o próprio recorde Sul-Americano e foi bronze nos 400m livre. O atleta se igualou a César Cielo, que em 2011 também disputou três decisões individuais na mesma edição.

Em resposta ao Santa Portal, Guilherme afirmou que se sente muito bem. “Estou muito contente em nadar esse circuito mais vezes. Lá no mundial era o meu objetivo chegar nas finais, porém quero muito mais que isso, quero ser muito mais produtivo”, conta Guilherme.

O técnico Gerson Luiz Pazian vibrou com o resultado. “Em 22 anos na Unisanta não me lembro de outras competições terem tantos atletas daqui”.

Finalizando a coletiva, o integrante da comissão técnica Fernando Possenti afirmou que “é no dia a dia que se constrói isso (os resultados). Vamos atrás de mais e mais resultados, valorizando todo mundo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.