02/09/2025

Atleta que representa Santos é tricampeão do Mundial de Ciclismo Paralímpico

Por Santa Portal em 02/09/2025 às 06:00

Divulgação
Divulgação

O paraciclista Lauro Chaman (Fupes- Soul Cycle Santos) conquistou a medalha de ouro na prova de resistência do Mundial de Ciclismo Paralímpico de Estrada de Ronse, na Bélgica, no último domingo (31), na classe C5 (atletas que utilizam bicicletas convencionais). Com o resultado, o representante de Santos se tornou tricampeão mundial da modalidade- já havia vencido o título em 2017 e 2021.

Em uma prova de 92,4km com disputa acirrada até os metros finais, Lauro assumiu a liderança na última curva e cruzou a linha de chegada com 2h11min29, apenas meia bicicleta à frente do ucraniano Yehor Dementyev e do francês Eliott Pierre, que encerraram a prova com o mesmo tempo no cronômetro e ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

O atleta da Fupes ressaltou a importância de estar atento durante toda a prova. “Foi uma corrida perfeita do ponto de vista tático. Mantive a concentração e soube escolher o momento certo para atacar. Esta conquista não é só minha. É do Brasil e de todos que acreditam no poder do esporte. Representar o Brasil com mais um título mundial é algo que me enche de orgulho e emoção. Só tenho a agradecer a todos que fazem parte desse processo”.

Lauro ainda vai disputar o Mundial de Pista no Velódromo do Parque Olímpico, de 15 a 19 de outubro, no Rio de Janeiro, palco onde teve uma conquista memorável, no mesmo torneio em 2018, quando sagrou-se campeão mundial de Scratch.  “Competir no Brasil faz toda diferença, não tenho problema com alimentação, fuso horário, conheço a pista muito bem e ainda tem a torcida a meu favor, que faz toda a diferença. Esse tricampeonato mundial me deixou ainda mais empolgado para aumentar minha galeria de conquistas em mundiais”.

Representantes

Outros seis atletas da Fupes também vão representar o país no Mundial de Pista: Amanda Antunes (C3), Dirceu Almeida (C3), Roberto Franco Neto (C2), Gabriel Ribeiro da Silva (C4), Marcia Fanhani 9WB) e Maria Muller (piloto).

O técnico da Fupes e da seleção brasileira de paraciclismo, Claudio Diegues, está animado. “É a primeira vez que vamos com sete atletas de Santos no mesmo Mundial. Essa conquista do Lauro traz ainda mais motivação para toda a equipe, para acreditarem que é possível. O caminho está trilhado, a gente espera medalhas, mas acima de tudo grandes performances”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.