São Vicente oferece atendimento psicológico gratuito para população

Por Santa Portal em 01/08/2021 às 12:28

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente promoveu, neste fim de semana, o projeto ‘Escuta Solidária’, para que a Psicologia Clínica possa ser explorada além do consultório convencional, de forma totalmente gratuita, abrangendo as mais diversas patologias de ordem mental. O projeto consistiu em realizar plantões psicológicos gratuitamente, na Praça 22 de janeiro, no Gonzaguinha.

A primeira ação aconteceu no sábado (31), das 9h às 12h. As sessões podem durar até 50 minutos para cada atendimento. Ao passar no atendimento com o psicólogo no Escuta Solidária, o munícipe precisou preencher uma ficha junto com o profissional contendo os seguintes dados: nome, idade, bairro e queixa, para fins estatísticos e documentais.

A presidente do FSS-SV, Thaynã Carneiro, contou que 30 pessoas foram atendidas já no primeiro dia, o que tornou a ação um verdadeiro sucesso. De acordo com ela, um grande mérito é dos 11 psicólogos participantes. “Atendi também como voluntária e adorei. Foi um dia muito bonito e muito diferente do que é realizado no consultório convencional. Queremos levar a psicologia para a vida de todos. Hoje, com certeza, salvamos vidas”, destacou.

O prefeito Kayo Amado esteve presente e exaltou a ação. “A pandemia nos trouxe ruídos muito fortes. Esse tipo de ação mostra a importância de cuidar da saúde mental e de fazer com que espaços públicos sejam espaços vivos. Estou feliz de ver tantos voluntários dispostos a ajudar. Parabéns ao Fundo Social e todos os envolvidos”, disse.

Atendimento psicológico gratuito

Uma moradora de São Vicente soube do atendimento psicológico gratuito através de uma amiga e decidiu arriscar. Para a massoterapeuta Renata Paiva, todos deveriam ter a oportunidade de se consultar com um psicólogo. “Ajuda muito. Fiquei contente com a oportunidade”, disse.

“Parece algo simples por ser só um atendimento, mas não é. Essa consulta gera resultados muito bons. Fazemos acolhimento e ajudamos quem se encontra em algum momento de conflito ou dificuldade”, enfatizou um dos psicólogos voluntários, Emerson Coutinho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.