Ateliê de Santos restaura móveis antigos e faz sucesso nas redes

Por Anna Clara Morais em 05/09/2025 às 06:00

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em um espaço destinado para restauração e venda de móveis antigos, localizado na Avenida Washington Luís, 96, em Santos, fica o Ateliê Vô & Vó. O estabelecimento, existente há quase 20 anos, no último mês, chamou a atenção da influenciadora Camille Mesquita, que viralizou um vídeo sobre as atividades do espaço.

“Após a visita desta moça, que aconteceu por acaso, com certeza aumentou consideravelmente [a quantidade de clientes]. A gente está pegando trabalhos hoje para daqui a 15, 20 dias”, conta Paulo Ramos, fundador do Ateliê.

Como nos velhos tempos, Ramos ainda realiza ‘feirinhas de calçada’ aos sábados, onde vende peças antigas e artigos criativos, como uma prateleira feita com serrotes e madeira de reuso ou até abajures de moldes de sapatos, fatores que, de acordo com o restaurador, contribuíram para despertar a curiosidade da influenciadora, assim como de quem passa pela região.

“Acredito que o que chamou a atenção é que eu estava trabalhando na calçada e as coisas ficam expostas, né?! Além do fato de ser um lugar aconchegante com peças maravilhosas, escolhidas a dedo e da forma com a qual a gente acolhe as pessoas que passam por aqui”.

Ateliê Vô & Vó

Em 2006, a história do estabelecimento começava, mas com um outro nome, La Batuca, ou A Poltrona, em português. No entanto, a mudança para Ateliê Vô & Vó também foi uma forma de reformar a história da loja, que passou para o filho de Ramos e, um tempo depois, com a vinda da primeira neta, o novo nome.

Na restauração, Paulo era acompanhado pela esposa, que ficava com as pinturas enquanto ele mexia com a madeira e, desde então, o objetivo segue sendo o mesmo, restaurar lembranças. 

“Muitas vezes são recordações de avós, de pais… Cada móvel tem uma história e resgatar essa história é importante. […] Muitos jovens guardam um objeto, uma peça da família e trazem para restaurar, para guardar com carinho. Isso vai passando de geração, é muito legal”, explica. 

Além disso, o amor por peças envelhecidas é um caso antigo na vida do patriarca, que surgiu da família e acabou virando o sustento.

“A minha família sempre trabalhou com isso, minha irmã, meu cunhado e meu irmão trabalhavam com a restauração de estofados e cortinas, então isso esteva no meu sangue e também sempre gostei de peças antigas […] comecei restaurando uma ou outra, até que virou um negócio”.

Fora a criatividade e o carinho em cada um dos artigos vendidos na loja, o cuidado começa nas ferramentas utilizadas no trabalho.

“Tenho ferramentas muito antigas, né? E na época em que elas foram inventadas, 1800 e tudo mais, eles faziam móveis lindos, maravilhosos e muitos dos móveis que chegam aqui, utilizo dessas ferramentas antigas para chegar exatamente num princípio de como eles começaram, tentar fazer a mesma coisa que faziam há séculos”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.