Artistas e atletas de SV protestam contra unificação de secretarias de Cultura e Esporte

Por Santa Portal em 18/11/2021 às 21:50

Reprodução/Santa Cecília TV
Reprodução/Santa Cecília TV

Uma manifestação reuniu atletas e artistas em São Vicente nesta quinta-feira (18) em frente ao Paço Municipal. Eles protestaram contra a reestruturação das secretarias da cidade, mudança que foi aprovada pelos vereadores no último dia 11, e unifica as secretarias de Cultura, Esporte e Cidadania.

Segundo a prefeitura, a medida tem como objetivo melhorar os serviços que são prestados à população. Integrantes do Movimento Amplo Cultural de São Vicente estavam indignados com a decisão da administração, e usaram faixas e caixa de som para chamar a atenção da população e pedir a presença do prefeito Kayo Amado (Pode).

O produtor cultural Alessandro Cruz disse que é impossível ignorar a presença do movimento contrário à decisão da prefeitura. “Como ele promete que vai ser tudo lindo e maravilhoso quando ele tira o protagonismo de uma Secretaria de Cultura? E não dá para ignorar a importância desse movimento, das pessoas e principalmente das organizações culturais que trabalham dia e noite para produzir arte, cultura e alegria nessa cidade”.

Pela insistência do grupo, dez pessoas puderam entrar no Paço Municipal para entregar um abaixo-assinado com cerca de duas mil assinaturas. Uma manifestante afirma que a discussão do assunto na Câmara foi realizada na surdina. “Entrou sem estar na ordem do dia por uma lei específica, um artigo específico que se pode entrar emergencialmente. Se estivesse na pauta do dia, fatalmente nós estaríamos dentro da Câmara, mas fomos pegos de surpresa e começamos a nos mobilizar para isso”, disse a atriz Miriam Vieira.

A subsecretária de Cultura de São Vicente, no entanto, contesta esta afirmação. “Eu assisti a votação, ela não foi feita na surdina, ela foi feita em uma sessão aberta para quem estivesse lá assistir, para quem acompanha através da Rede Câmara também”, disse Elizângela Bafini.

Elizângela ainda completou dizendo que a união das secretarias é uma tendêcia em outras cidades. “Não só em São Vicente, mas outras Secretarias de Cultura de outras cidades vivem uma receita falida, onde o orçamento é pequeno e o número de funcionários é pequeno. Então, a gente está experimentando uma forma diferente, é normal as pessoas serem divergentes, não concordarem, a gente respeita a opinião de quem não concorda. A única coisa que a gente não pode aceitar é não querer a mudança”.

O presidente da Condepah-São Vicente, Flávio Viana Barbosa, afirma que a mudança é injusta com a classe artística, que penou durante a pandemia de covid-19. “O que ele está fazendo é o desmonte de uma política pública cultural da cidade que atinge imediatamente os produtores de cultura, que já sofreram muito na pandemia, e atinge a defesa do patrimônio histórico e a cultura de São Vicente”.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura de São Vicente informou que durante todo o tempo da manifestação, a secretária de Cultura, Elizângela Bafini, esteve presente, dialogando com as pessoas ligadas ao setor cultural do Município. Foi formada uma comissão, convidada a entrar no prédio da Prefeitura para uma reunião, que contou com a presença do prefeito Kayo Amado.

A reunião durou mais de três horas e foi esclarecido novamente que não houve extinção das secretarias de Cultura ou de Esporte, mas sim um olhar transversal voltado a enfrentar os problemas de geração de oportunidade da cidade, com o viés social necessário. 

Para isso, ocorreu a junção das pastas numa super secretaria. Nasce, assim, a Secretaria de Cultura, Esporte e Cidadania. Este último, que não fazia parte de nenhum setor organizado da Cidade, tem como principal função fomentar políticas de participação social, combater preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação. O objetivo é desenvolver políticas públicas integradas, ocupando o espaço público, valorizando os artistas e atletas locais, e gerando oportunidades. Cultura, Esporte e Cidadania serão um novo conceito do governo.

A Administração Municipal garante que o orçamento e a estrutura das pastas vão continuar, a única diferença é que houve uma unificação para melhorar a gestão das Secretarias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.