31/03/2014

Artista pinta muro do aeroporto de Congonhas para Copa

Por #Santaportal em 31/03/2014 às 07:20

Quem passa pelo Aeroporto de Congonhas já pode conferir um pouquinho do trabalho do artista plástico Paulo Consentino. O santista, juntamente com jovens de 12 a 17 anos, do Programa Juventudes, do Sesc Santos, tem até o mês de maio para concluir o projeto Mural das Copas, iniciado em fevereiro deste ano. O objetivo é homenagear a Copa do Mundo no Brasil, com a pintura no muro de 600m de extensão, localizado entre as avenidas Bandeirantes e Washington Luís. A ação tem parceria da Infraero e patrocínio da Suvinil.

Inspirado pela arte urbana, com referências da pop,o artista utiliza técnicas de estêncil arte e mural para relembrar cenas emblemáticas da história da Seleção Brasileira nos mundiais e também craques como Pelé, Zagallo, Romário, Ronaldo, Garrincha, Gilmar dos Santos Neves, Ronaldinho Gaúcho, Clodoaldo, Rivellino, Taffarel, Marcos e Cafú. Os craques vão surgir na grande tela ao ar livre, em momentos inesquecíveis, incorporando-se à paisagem do local.

“Congonhas é um dos aeroportos mais importantes do Brasil. O Mural das Copas terá grande visibilidade pela sua localização privilegiada. É preciso ressaltar o apoio cultural e a sensibilidade da Infraero, que acreditou na proposta em meio a um grande esforço de melhorias em vários aeroportos brasileiros e a parceria com o Sesc, que vai permitir que adolescentes tenham uma experiência intensa de arte, aprendendo um ofício. Esperamos ainda vamos revelar alguns talentos”, explica Consentino.

O mural será uma imensa linha do tempo do futebol brasileiro e da evolução estética de sua imagem. De um lado, o predomínio do preto e branco com matizes de griz, criando um tom retrô com imagens antigas, dos anos 50 e 60, representadas em linhas e traços característicos; mais à frente, as primeiras imagens coloridas dos anos 70, quando o torcedor brasileiro passou a assistir os jogos através das televisões em cores; e, por fim, a evolução cromática e dos registros de movimento, mais característicos dos anos 90 e 2000, já com influência estética da internet, retratando momentos vitoriosos mais recentes. A direção do projeto é co-assinada por Simone Tavares de Santana, filha do ídolo Clodoaldo, de carreira vitoriosa no Santos FC e tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1970.


A fase inicial do projeto aconteceu em Santos com os jovens que participam de oficinas de arte e trabalharam ao lado do artista na criação de imagens que ficarão expostas na Área de Convivência da unidade. Elas serviram para “iniciar” a equipe que agora, acompanha o artista. Consentino tem experiência em obras de arte ao ar livre, no currículo do artista plástico muitos trabalhos, entre eles a pintura dos mais de 3 mil metros de muro do Centro de Treinamento Rei Pelé do Santos Futebol Clube em 2002, uma missão que levou quase um ano para ser cumprida.

As pinturas são feitas com tinta acrílica para exterior, num total de 26 cores, utilizando a tecnologia Suvinil Sempre Nova, de alta repelência à sujeira e que garante a durabilidade da cor. Também são elaborados estênceis, aplicados com Spray Multiuso Suvinil (60 latas), que registram o desenho no muro. A partir destas imagens guia as obras são executadas, firmando uma estética própria ao integrarem-se totalmentecom o fundo, criado a partir de abstrações geométricas e registros de planos, também características do trabalho de Paulo Consentino.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.