01/11/2019

Argentinos dão primeiro passo para beatificação de Eva Perón

Por ANSA em 01/11/2019 às 11:28

INTERNACIONAL – Sindicatos argentino deram o primeiro passo formal para solicitar à Igreja Católica a beatificação de Evita Perón, ex-primeira-dama e líder política local. O Conselho Diretivo da Confederação Geral do Trabalho, CGT, apresentou uma carta ao cardeal argentino Mario Poli, arcebispo de Buenos Aires, para pedir a abertura do processo de beatificação de Eva Duarte de Perón, no centenário do seu nascimento.

“Há 100 anos do seu nascimento, superadas as dilações e divisões, quando sua figura e obra alcançaram o justo valor transcendente que possuem para o nosso povo e para todos os povos do mundo com sede de justiça, solicitamos que nossa Igreja acompanhe o clamor popular e coloque-a nos altares oficiais para a felicidade dos nossos fieis e santos”, diz a carta, citada pela imprensa local. O mesmo pedido já tinha sido apresentado em maio, mas de maneira informal, ao papa Francisco, que é argentino.

De acordo com os representantes da CGT que assinam a carta – José Sola, Julio Piumato, Carlos Acuña e Héctor Daer – “o renascimento da Argentina está ligado à recuperação das fontes espirituais da nacionalidade”. Casada com o presidente argentino Juan Domingo Perón, Eva fundou o Movimento Peronista Feminino, defendeu o voto das mulheres e liderou obras de caridade. Morta em 1952, com apenas 33 anos de idade devido a um câncer no colo do útero, e atualmente sepultada no tradicional cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, o corpo de Eva Perón ficou três anos na sede da CGT até ser roubado em 1955, após o golpe de Estado que tirou Peron do poder, e ficou 14 anos desaparecido.

Como ela morreu em Buenos Aires, o processo de beatificação dever ser aberto pelo arcebispado da capital argentina, hoje liderado pelo cardeal Maro Poli. Se o pedido for aceito, começaria na Argentina uma investigação sobre o testemunho de santidade de Eva Peron. Uma vez iniciado o processo, o candidato à beatificação recebe o título de “servo de Deus”, mas, somente se for concluído com sucesso, seria declarada uma pessoa “venerável”. Para se tornar beata, é ainda necessária a comprovação de um milagre por sua intercessão.

A Argentina atualmente possui três santos proclamados pelo Vaticano: Héctor Valdivielso Sáez, José Gabriel Brochero e Nazaria Ignacia March. O papa Francisco aprovou a canonização desta última em janeiro de 2018.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.