Área Continental de São Vicente completa 112 anos com avanços

Por Santa Portal em 19/04/2022 às 06:05

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Área Continental de São Vicente completa 112 anos de existência nesta terça-feira (19). A primeira cidade do Brasil possui 490 anos de história, e de seus 46 bairros, quase metade está localizada na região mais jovem do município. Com 150 mil habitantes, a região poderia ser considerada como uma cidade de porte médio.

A prefeitura destaca os feitos e melhorias em diversas áreas na Área Continental, que já foi negligenciada e até hoje sofre consequências. Hoje, a prefeitura destaca como melhorias a pavimentação, iluminação e a inauguração da sede do Fundo Social. 

O prefeito Kayo Amado ressalta que, do primeiro ao último dia de mandato, a mudança na região é uma das metas da Administração. “Nossa população é de quase 370 mil vicentinos. Mais de 40% vivem na Área Continental e, infelizmente, por anos, não foram tratados com respeito e dignidade. Mas a mudança chegou. Nossa missão é, sempre que possível, enfatizar o quanto São Vicente é uma só. E o trabalho retrata o quanto estamos preocupados com isso. É só o começo!”, diz.

O prefeito afirma que a região ainda tem potencial para se desenvolver. “É um trabalho árduo, que demanda tempo. Não queremos mais que o morador tenha que sair de casa pisando na lama, ou sem iluminação nas ruas. O trabalho da administração reflete o quanto estamos preocupados com isso. A meta não é simplesmente celebrar o aniversário da Área Continental, mas sim, entregar os presentes à população. Em um pouco mais de um ano, não foi possível resolver todos os problemas, mas já é possível notar a mudança. E não vamos parar”, conclui.

Ponte dos Barreiros

A obra para readequação da Ponte dos Barreiros foi uma das principais mudanças necessárias, já que a ponte é crucial para a integração das áreas Continental e Insular da cidade. Por ela, diariamente passam centenas de pessoas. A Ponte dos Barreiros ficou interditada por sete meses, de novembro de 2019 a julho de 2020, por problemas na estrutura. Desde agosto de 2021 o local passa por reforma.

Zeladoria

A prefeitura considera a zeladoria um dos pontos principais para a Área Continental, e realiza trabalhos como pavimentação, ou seja, a instalação de asfalto em ruas. O serviço é feito por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e da Subprefeitura da Área Continental (Supac). Desde janeiro de 2021, 25 vias foram asfaltadas na Área Continental. 

Desenvolvimento urbano

A região passou a contar com mais iluminação, que a prefeitura afirma gerar mais segurança e desenvolvimento urbano. As lâmpadas antigas devem ser todas substituídas por outras, mais econômicas e que melhoram a qualidade da iluminação.

Educação

Os moradores do Parque das Bandeiras receberam a inauguração da creche Júlio Pereira de Andrade proporcionou mais de 140 vagas para matrícula de crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses. Também foram entregues notebooks para os profissionais e kits de material escolar.

Segurança

No dia 30 de março, o prefeito Kayo Amado divulgou a chegada de totens com câmeras de segurança. Alguns deles serão instalados na Área Continental, dando sequência ao programa ‘São Vicente Mais Segura’. As imagens geradas por estes equipamentos serão integradas com uma central de monitoramento.

Social

O Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) agora também marca presença na Área Continental. Em 22 de janeiro, no aniversário de São Vicente, foi inaugurada a subsede do FSS-SV (Avenida Ulisses Guimarães, 181 – Jardim Rio Branco).

Desenvolvimento econômico

Na Área Continental, o projeto ‘Elas Fazem’ tem mudado a vida de mulheres que vivem na região. A iniciativa consiste em proporcionar capacitações ao público feminino em áreas ocupadas majoritariamente por homens. O Elas Fazem traz cursos de construção civil, elétrica, pintura, entre outros. O programa foi lançado em setembro de 2021 e já contemplou diversas vicentinas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.