Após reclamações, PG lança pesquisa de opinião sobre pintura da estátua de Iemanjá

Por Santa Portal em 29/11/2023 às 11:00

Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande
Jairo Marques/Prefeitura de Praia Grande

Com o objetivo de consultar a opinião da população sobre a revitalização da estátua de Iemanjá, na praia do bairro Mirim, a Prefeitura de Praia Grande lançou uma pesquisa de opinião, que ficará disponível no site e nas redes sociais da administração municipal até as 17h desta quarta-feira (29). A medida sucede manifestações negativas de moradores e fiéis após a recente pintura integral da imagem religiosa na cor branca, a versão anterior era colorida.  

A pesquisa disponibiliza duas opções para a pintura da estátua: branca e azul. Para votar, acesse o link.
De acordo com a prefeitura, a revitalização será entregue durante os festejos de Iemanjá, que acontecem nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro. A imagem foi feita pelo artista Antonio Miguel de Almeida.

O projeto foi apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) durante uma das diversas reuniões que ocorre durante o ano com representantes das matrizes africanas que participam dos festejos de Iemanjá e logo teve todo seu conceito aprovado.

A ideia, caso se mantenha na cor branca, é que a estátua tenha uma iluminação com pontos de LED focados nas vestimentas da divindade, que darão um toque singular ao monumento. O entorno também ganhará nova iluminação, destacando ainda mais o ponto turístico.

De acordo com o coordenador geral da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, Ogan Juvenal, o projeto de revitalização contempla a história da imagem na Cidade, pois remete à origem do 
monumento.

“Represento a entidade que doou a imagem e desde o início era toda branca. Anos depois um dos nossos colaboradores passou a colorir os detalhes da obra e os visitantes do local se acostumaram 
assim. Essa imagem representa uma ilustração brasileira de Iemanjá baseada no relato de um médium brasileiro, dessa forma, entendemos que não ofende os princípios da religião”, relata.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.