Após 10 dias de inauguração, passarela para travessia Santos-Guarujá segue causando aborrecimento

Por Santa Portal em 26/01/2023 às 19:32

Santa Cecília TV
Santa Cecília TV

A passarela que deveria facilitar o acesso de pedestres para a travessia de barcas Santos-Guarujá, no Centro Histórico, ao lado da Alfândega, tem causado aborrecimento à população. A falta de acessibilidade, a dificuldade para o transporte de pessoas com bicicletas e o elevador que não funciona são as principais reclamações. De acordo com a prefeitura, cerca de 20 mil pessoas circulam diariamente pelo local. 

Em reportagem feita pela equipe do Santa Cecília TV, que foi ao local, é possível notar que alguns degraus já estão rachados, assim como há sinais de ferrugem em diversos pontos da passarela. Com relação às canaletas colocadas para auxiliar quem atravessa a passarela com bicicleta, elas foram colocadas de forma muito íngreme, o que impossibilita seu uso correto. O que resta para a população é subir as escadas levantando suas bicicletas pelo braço.

“Pessoas de idade estão subindo com a bicicleta e não aguentam, ficou pior do que já estava”, avaliou Jefferson Lourenço, que contou à reportagem ter precisado auxiliar um idoso, com problema de coluna, a levar sua bicicleta ao outro lado da passarela. 

Já para Denize Bezerra, é inexplicável que o elevador esteja sem funcionar. “Acabou de inaugurar e o elevador já está em manutenção. Eu tenho problema de joelho, como fico subindo e descendo isso? E [a pessoa] cadeirante? Quem vai carregar no colo?”, questionou.

Fabiana Leal, que é cadeirante, conta que precisa passar semanalmente pelo local e avalia que é péssimo se deparar com a falta de acessibilidade na passarela recém-inaugurada. “Isso faz com que a gente se sinta cada vez mais com o ego baixo. De repente você encontra algo que te breca, como aconteceu aqui, que não está funcionando o elevador, então você fica com a autoestima bem baixa mesmo”.

Manutenção

Em nota obtida pela reportagem na quinta-feira (25), o presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, afirmou que a empresa responsável pela manutenção do elevador da passarela estaria no local e faria a troca da peça para o devido funcionamento do equipamento nesta quinta-feira (26), dia do aniversário de Santos. Ressaltou também que está contratando uma empresa para o uso adequado do elevador, com controle de acesso e a garantia da segurança do público.

O Santa Portal buscou confirmar a manutenção do elevador com a assessoria da autoridade portuária, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

Na mesma nota, o presidente Fernando Biral garantiu que irá verificar as rachaduras identificadas em alguns degraus da escadaria, bem como a possibilidade da construção de uma segunda canaleta para que os ciclistas possam conduzir suas bicicletas com mais facilidade pela nova passarela. Com o elevador funcionando, os ciclistas também poderão utilizar o equipamento.

Com o elevador em manutenção, a Guarda Portuária segue monitorando o local para auxiliar pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes e pessoas acompanhadas de crianças a atravessarem a região pela pista. Por conta da nova passarela, o acesso às ruas foi fechado com grades e a passagem pelo local é uma exceção. 

A passarela 

A nova passarela conta com escadas em ambos os lados e 54 metros de comprimento por 7,1 metros de largura. Há um elevador com capacidade para 16 pessoas em cada extremidade, previsto para funcionar 24h por dia, além de pórticos em concreto armado com pintura branca e vidros laminados como revestimento. 

O projeto contou com aplicação de material misto em sua estrutura, com a fundação e os pilares feitos com concreto armado e a superestrutura em metal, com piso constituído por uma mistura de aço com concreto.

O projeto foi viabilizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal, Santos Port Authority (SPA) e a companhia ferroviária e de logística Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões. A gestão e a manutenção da estrutura ficarão a cargo da autoridade portuária.

Em nota, a SPA ressalta não ter elaborado o projeto. “Sua aprovação, no que tange ao dimensionamento e atendimento aos usuários, também não ficou a cargo da SPA. O referido projeto foi submetido aos órgãos municipais pertinentes, incluindo o Condepasa”, complementa. Sendo assim, a SPA afirma ter somente assumido a manutenção da passarela a partir de sua doação e inauguração, ocorrida oficialmente no dia 16 de janeiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.