Apagão nacional durante a madrugada afeta moradores da Baixada Santista

Por Santa Portal em 14/10/2025 às 11:00

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil

Um apagão registrado na madrugada desta quarta-feira (14) em grande parte do País também afetou moradores da Baixada Santista. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná.

Em nota, o ONS informou que o incêndio ocorreu em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, a 30 km de Curitiba, o que acabou desligando toda a subestação de 500 kilovolts (kV) e ocasionando a abertura da interligação. No momento da ocorrência, a Região Sul exportava cerca de 5 mil MW para o Sudeste/Centro-Oeste.

A CPFL Piratininga, uma das concessionárias de energia na Baixada Santista, informou em nota que a ocorrência ocasionou uma interrupção temporária no fornecimento de energia a aproximadamente 740 mil clientes de suas três distribuidoras em São Paulo. A concessionária não especificou quantos clientes da região foram afetados.

Já a Elektro afirmou que, nas 223 cidades atendidas pela concessionária no estado de São Paulo, 11% dos clientes foram afetados em diferentes regiões no estado. Bairros de Bertioga, Guarujá, Itanhaém e Mongaguá, atendidos pela distribuidora, foram afetados.

“O restabelecimento foi gradativo, mediante autorização do ONS. Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 1h15, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS”, disse o posicionamento.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.