09/07/2021

Anvisa autoriza importação de 4 milhões de doses da CoronaVac

Por Santa Portal em 09/07/2021 às 20:15

Divulgação/Instituto Butantan
Divulgação/Instituto Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação excepcional de 4 milhões de doses da vacina CoronaVac pelo Estado de São Paulo nesta sexta-feira (9). O pedido foi feito na quinta-feira (8), e o total de vacinas deve chegar em duas parcelas, sendo uma com 2,7 milhões de doses e outra com 1,3 milhão.

Por conta da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 476/2021, os estados são autorizados a importar vacinas diretamente. Nas importações anteriores da vacina, configurava-se como importador o Instituto Butantan, que é o laboratório que possui a autorização de uso emergencial da CoronaVac no Brasil.  

Essa norma estabelece que poderá ser autorizada a importação excepcional e temporária por estados, municípios e Distrito Federal de medicamentos e vacinas para a covid-19, desde que registrados ou autorizados para uso emergencial pelas autoridades sanitárias internacionais.

A CoronaVac foi autorizada para uso emergencial, solicitada pelo Instituto Butantan, e foi aprovada em reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa em 17 de janeiro deste ano.

Apesar da importação ser excepcional por estado, a vacina já é utilizada amplamente em todo o mundo, e por isso pode ser importada e utilizada na população brasileira nos mesmos moldes que já tem sido utilizada desde a aprovação.

A decisão da Anvisa também autoriza novas importações, desde que mantidas exatamente as mesmas condições da presente importação. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.