Antes criticado, halo já salvou vidas de vários pilotos na Fórmula 1
Por Folha Press em 05/07/2022 às 10:49
Em 2018, o halo foi implementado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na Fórmula 1 sob muitas críticas, principalmente pela estética e conforto. Entretanto, de lá para cá, o equipamento já se mostrou diversas vezes essencial para a segurança e preservação da vida dos pilotos.
No GP de Silverstone, que ocorreu no último domingo (3), o halo reforçou em dose dupla o motivo de ser visto como essencial para a segurança do esporte. Os dois casos na Inglaterra, no entanto, não foram os primeiros em que o equipamento salvou a vida de pilotos.
Guanyu Zhou – Silverstone 2022
Logo na primeira curva, Guanyu Zhou capotou e o seu carro pulou a barreira de proteção, parando no alambrado. Mesmo assim, a cabeça do piloto ficou protegida pelo halo.
“Estou bem, tudo limpo. Halo me salvou hoje. Obrigado a todos por suas mensagens gentis”, disse Guanyou Zhou, nas redes sociais após o acidente.
Roy Nissany – Silverstone 2022
Pouco antes do acidente de Zhou, Roy Nissany foi atingido por Dennis Hauger na Fórmula 2 e, se não fosse o halo, o carro do norueguês o teria acertado em cheio na cabeça.
“Estou bem, faz parte das corridas e felizmente o Halo estava lá para mim”, disse Roy Nissany, nas redes sociais pouco depois do acontecido.
Lewis Hamilton – Monza 2021
Na luta pelo título da última temporada, Lewis Hamilton e Max Verstappen dividiram a curva na saída dos boxes e o holandês parou em cima do carro do inglês.
“Me sinto com muita sorte. Agradeço a Deus pelo halo que me salvou e salvou meu pescoço. Estou muito grato por ainda estar aqui”, disse Hamilton, em entrevista à BBC.
Romain Grosjean – Bahrein 2020
No começo do GP do Bahrein de 2020, Grosjean parou na barreira de proteção e a rompeu. O choque dividiu o carro em dois, mas o halo evitou que o francês fosse decapitado.
“Eu não era a favor do halo há alguns anos, mas acho que é a melhor coisa que trouxemos para a F1, e sem ele eu não seria capaz de falar com vocês”, disse Grosjean, dias após o acidente.
Alex Peroni – Monza 2019
Pela Fórmula 3, Peroni saiu da pista na Parabólica e seu carro voou, com a parte onde estava sua cabeça caindo em cima da barreira de proteção, mas ela foi protegida pelo halo.
What a HUGE crash in F3 @ Monza! (Driver is luckily fine) I disagree with replacing gravel traps with tarmac and then introducing kerbs or other to keep the drivers away. Unexpected consequences like this can always happen. pic.twitter.com/9UY9n8RsB2
— LUCAS (@LucasdiGrassi) September 7, 2019
“Devo dizer que nunca fui fã do Halo, mas olhando para as imagens, é claramente uma boa razão para tê-lo. Nunca saberemos o que teria acontecido sem ele, mas não queremos imaginar”, disse Pierre Gasly, após o acidente de Peroni.
Charles Leclerc – Spa-Francorchamps 2018
Na largada do GP da Bélgica de 2018, Hulkenberg atingiu Alonso, que perdeu o controle do carro e voou por cima de Charles Leclerc, acertando o halo com uma das rodas.
“Definitivamente, o Halo provavelmente ajudou hoje”, disse Leclerc, após o acidente.
“Felizmente, o lado positivo é que todos nós três estamos bem. Especialmente Charles, eu voei sobre o seu carro, o halo foi uma coisa muito boa para ter hoje”, disse Alonso.
“Não sou muito fã do halo, mas depois do que se passou tenho que reconhecer que é seguro. O halo mostrou ser muito útil, ele pode salvar as cabeças dos pilotos”, disse Nico Hulkenberg.
“Mesmo que não seja esteticamente o que eu gosto, é uma super iniciativa que mostrou seu mérito”, afirma Toto Wolff, chefe da Mercedes e crítico do halo no começo.
Tadasuke Makino – Barcelona 2018
O primeiro grande teste do halo aconteceu logo no seu ano de estreia. Pela Fórmula 2, o carro de Nirei Fukuzumi passou por cima do pilotado por Tadasuke Makino.
“Não vi muito quando o acidente aconteceu, mas depois fiquei muito grato por ter o Halo”, disse Tadasuke Makino.