Americano é detido após subir em monumento e xingar GCMs em Santos

Por Santa Portal em 03/06/2023 às 19:00

Um norte-americano foi detido por dois guardas civis municipais de Santos após ser advertido para descer do monumento da artista plástica Tomie Ohtake, no parque do Emissário Submarino, às 10h30 de sexta-feira (2). Além de não obedecer à ordem dos agentes, ele os xingou com as expressões em inglês “fuck you” (fo*a-se) e “fuck your ass” (fo*a-se sua b*nda). Segundo os agentes, o estrangeiro ainda tentou agarrar um deles pelo pescoço, sendo necessário o uso de força para contê-lo.

Construído em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, o monumento de Tomie Ohtake é um dos principais cartões postais da Cidade na orla da praia. Como ele não foi projetado para ser acessado, mas apenas contemplado, os guardas solicitaram que Sean Xavier Shafer, de 56 anos, descesse do equipamento público. Apesar de compreender a solicitação dos agentes, também feita por meio de gestos, o acusado os ofendeu em inglês e continuou a falar em sua própria língua.

Nesse momento, um dos guardas se aproximou do norte-americano, que tentou segurá-lo pelo pescoço e foi afastado com um empurrão. O outro agente interveio e auxiliou o colega a dominar o acusado e algemá-lo. Shafer foi conduzido ao 7º DP, onde o delegado Jorge Cruz registrou o caso como desacato e desobediência, crimes descritos nos artigos 331 e 330 do Código Penal, respectivamente. Informado em inglês sobre os seus direitos constitucionais, entre os quais o de se manter em silêncio, o americano pouco falou.

Shafer declarou o seguinte: “Who expresses the desire to remain silent, manifesting himself only in court. Who undertakes to appear in court when subpoenaed” (Que manifesta o desejo de permanecer calado, manifestando-se apenas em juízo. Que se compromete a comparecer ao tribunal quando for intimado). Após o registro da ocorrência, o norte-americano foi liberado. Por se tratarem o desacato e a desobediência de infrações de menor potencial ofensivo, a competência para apurar esses delitos é do Juizado Especial Criminal.

O acusado informou no distrito policial residir em São Vicente. O Santa Portal apurou que não é a primeira vez que Shafer é alvo da ação de guardas municipais de Santos. Em 20 de março de 2021, durante a pandemia do novo coronavírus, ele foi multado em R$ 300,00. Segundo o Auto de Infração nº 52.880, ele “descumpriu decreto sobre o uso obrigatório de máscara facial”. Essa informação foi publicada na edição do Diário Oficial de Santos de 10 de maio daquele ano. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.