Amazônia: exposição santista faz releitura de fotos de Sebastião Salgado

Por Santa Portal em 17/01/2023 às 11:28

Crédito: Débora Volpe/Arquivo Pessoal
Crédito: Débora Volpe/Arquivo Pessoal

A resistência da Amazônia e dos povos indígenas são foco de uma exposição gratuita em Santos que tem início nesta terça-feira (17) e segue aberta ao público até o último sábado do mês (28). As mais de 20 telas, pintadas por alunos do Ateliê Débora Volpe, são releituras de registros do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. 

“As telas são muito ricas, cheias de detalhes. Quando pensamos na Amazônia, pensamos em desmatamento. Mas a Amazônia é muito mais do que a gente imagina. É maravilhosa. [Com as pinturas] passamos a ter noção do que realmente é a Amazônia”, ressalta Débora Volpe, idealizadora da mostra e dona do ateliê.

Foi após ganhar um livro que compila fotografias de Sebastião Salgado feitas na região Amazônica que Débora teve a ideia de se aprofundar no tema com seus alunos. Com autorização do Instituto Terra, iniciativa do fotógrafo com sua esposa Lélia Deluiz Wanick , as imagens foram reproduzidas com pincel em amplas telas com cerca de um metro quadrado.

Assim como no livro de Salgado, na exposição de Débora as telas também são acompanhadas de um pequeno texto que contextualiza os registros. As histórias por trás das fotos foram cruciais no processo de imersão para produção dos quadros, desenvolvidos ao longo de três meses por 26 alunos.

Visitas

A exposição é realizada no Ateliê Débora Volpe, localizado na Rua Oswaldo Cochrane, 71, sala 54, no bairro do Embaré, em Santos. As obras podem ser visitadas das 14 às 19 horas até o dia 28 de janeiro. A mostra não abrirá nos dias 22 e 23. 

https://www.youtube.com/watch?v=SbiSHscEWsY

Fotografias

A mostra Amazônia, de fotografias de Sebastião Salgado, é composta por quase 200 painéis fotográficos e já passou por museus internacionais . No momento, as imagens estão expostas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, até o último domingo do mês (29).

Os registros são fruto de sete anos de trabalho de Salgado na Amazônia brasileira. Com um olhar sensível à floresta, ele fez registro de povos indígenas como Awá-Guajá, Zo’é, Suruwahá, Yawanawá, Marubo, Asháninka, Korubo, Yanomami e Macuxi.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.