19/04/2020

Amazonas tenta driblar problemas da saúde e adota medidas contra coronavírus

Por #Santaportal em 19/04/2020 às 14:34

CORONAVÍRUS – Preocupado com a insuficiência da capacidade de leitos do Sistema Único de Saúde, o estado do Amazonas tem tomado medidas que aumentam o número de acomodações para os pacientes. E o problema já existia antes da pandemia.

?No Estado do Amazonas, nos últimos 10 anos, o número de leitos disponíveis no SUS já era um número insuficiente para a rede. Isso é importante a população saber. Com a pandemia, nós superlotamos as unidades hospitalares. Então, a insuficiência de leitos já era estabelecida. Já era fato?, disse Simone Papaiz, secretária de saúde.

Quase 90% dos leitos estão ocupados no estado. Ao todo, o Amazonas possui 6.700 entre rede pública e privada. Segundo os números atualizados de ontem, o número de contaminados no estdo era de mais de 1,8 mil, sendo que 161 já morreram.

Só em Manaus há 1593 casos confirmados da doença, o que representa 83% das contaminações em todo o Amazonas. No Interior, Manacapuru é a cidade do interior com mais número: 177 contaminados e dez mortos.

Como forma de aumentar o número de leitos, o governo amazonense possui uma projeção para os espaços destinados aos pacientes da Covid-19. Ao todo, serão 1023 leitos: HPS Delphina Aziz (350); Hospital Nilton Lins (400); HPS 28 de Agosto (145); HPS Platão Araújo (74) e HPS João Lucio (54).

Entre as medidas adotadas na corrida contra o coronavírus, o estado do Amazonas alugou o Hospital Nilton Lins, que atenderá pacientes com a doença. A unidade foi aberta ontem e também servirá como referências para tratamentos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.