Alunos da Fatec em Santos ficam sem aula presencial por falta de segurança

Por Santa Portal em 14/03/2024 às 21:00

Reprodução/Maps
Reprodução/Maps

Os estudantes da Fatec Rubens Lara, na Vila Mathias, em Santos, foram comunicados que terão as aulas presenciais suspensas por conta da falta de segurança no entorno do prédio. Provisoriamente o ensino passa a ser de forma virtual, o que não agrada aos alunos.

A deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) esteve com os universitários e com a direção da unidade na tarde desta quinta-feira (14). Além da questão dos assaltos, o grupo denuncia também problemas estruturais no imóvel.

Um estudante do curso de Logística, que preferiu não se identificar, conversou com a reportagem do Santa Portal e contou que os alunos já vinham reclamando da falta de segurança e que desde o começo deste semestre a situação piorou.

“Cara a gente já estava reclamando a algum tempo sobre a segurança dos alunos, conversávamos com a diretoria e eles diziam que iam fazer alguma coisa, mas infelizmente a situação apenas piorou, seja na rua da Fatec ou na Brás Cubas no ponto de ônibus aonde vários alunos pegam o ônibus”, conta o estudante.

Ainda de acordo com o relato do jovem, houveram alguns assaltos que culminaram no cancelamento das aulas presenciais.

“Nós não sentíamos segurança pra poder ir para casa ou para andar pela região. Ocorreram alguns incidentes recentemente como roubos de bicicletas, motos e alguns alunos foram assaltados também. Foi então que o pessoal da atlética resolveu questionar a diretora novamente, decidimos que iríamos fazer um protesto pacífico com uma falta coletiva dos alunos para demonstrar nossa indignação em relação a situação que passamos. A atlética entrou em contato com a diretoria que nos informou que as aulas estariam funcionando apenas por EAD até a segunda ordem. A diretoria nos enviou uma mensagem pelo e-mail do aluno informando sobre a decisão de manter as aulas no EAD”, explicou o jovem

A unidade está localizada na avenida Senador Feijó, 350, desde 2019. Antes, a Faculdade de Tecnologia funcionava no prédio anexo à Escola Estadual Dona Escolástica Rosa, na avenida Bartolomeu de Gusmão, 110, na Aparecida. Por anos o local apresentou graves problemas na edificação sendo necessária a mudança de endereço.

A parlamentar já encaminhou ofícios aos secretários de Ciências, Tecnologia e Inovação [responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs)], de Segurança Pública e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pedindo soluções para os problemas apresentados.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Santos reforça que o combate e a investigação de furtos, roubos e outros delitos são de responsabilidade das autoridades policiais, que têm, em Santos, apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do seu efetivo e videomonitoramento. Ainda conforme a nota, a Polícia Militar mantém equipes no Centro de Controle Operacional (CCO) do Município e tem acesso a todas as imagens das 1.736 câmeras espalhadas pela Cidade.

Em continuidade, a nota acrescenta ainda que a GCM faz rondas diuturnas em toda a Cidade, inclusive no entorno da Fatec, e realiza forças-tarefas em ferros-velhos em conjunto com as forças policiais no combate à receptação de materiais ilícitos, e quando flagra atitudes suspeitas, os autores são conduzidos ao distrito policial. A Prefeitura vem adotando várias ações para reforçar a segurança, entre elas, a inauguração, hoje, da nova sede do Grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), que integra o efetivo armado da Guarda Civil Municipal (GCM). Esta unidade é próxima do campus da Fatec, estando localizada na Av. Conselheiro Nébias, 164. A população pode acionar a Polícia Militar pelo número 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.