Advogado e mulher são presos acusados de comandar “disque-drogas” em Santos

Por Santa Portal em 06/01/2024 às 08:00

Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil

Um advogado e uma mulher foram presos em flagrante sob a acusação de tráfico e associação para o tráfico, às 7 horas de sexta-feira (5), em Santos. Dossiê elaborado pela 2ª Delegacia de Entorpecentes, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), aponta o casal como gerente de um esquema de “disque-drogas”. O advogado já foi condenado por tráfico e saiu recentemente da penitenciária. A sua situação perante a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) consta como “regular”.

Os nomes de Vasco Vieira Júnior, de 45 anos, e Ana Beatriz Trindade dos Santos, de 27, surgiram na investigação como desdobramento da recente prisão em flagrante de Marco Antônio Cruz dos Santos, o Marconha. Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais acharam na casa de Marconha 60 tabletes de maconha pesando cerca de 40 quilos, além de anotações sobre a contabilidade da venda de drogas e apetrechos do tráfico.

Marconha portava um celular, que foi apreendido e teve os seus dados acessados pelos investigadores após autorização judicial. Arquivos do aparelho revelaram que Vasco e Ana Beatriz seriam os responsáveis pela coordenação e gerência do tráfico de drogas executado pelo homem preso, conforme os policiais. Por esse motivo, o delegado Leonardo Amorim Nunes Rivau requereu mandado de busca e apreensão para dois endereços: um deles vinculado ao casal e outro relacionado apenas ao advogado.

Em razão da qualificação profissional de Vasco, os policiais acionaram a Comissão de Prerrogativas da Subseção de Santos da OAB, que designou representantes para acompanhar o cumprimento dos mandados de busca. Um dos imóveis fica na Rua Pindorama, no Boqueirão, e nele estavam a mãe, a irmã e uma sobrinha do advogado. O acusado não mora nesse endereço, segundo os familiares, mas no local foi arrecadado um caderno com anotações manuscritas de interesse à investigação.

A equipe da 2ª Delegacia de Entorpecentes também vistoriou um apartamento na Rua Joana Monte Bastos, 25, no Boqueirão, onde se encontravam Vasco e Ana Beatriz. No quarto do casal e na cozinha havia muitas porções de skunk (supermaconha), algumas já embaladas para a venda a varejo. Uma porção “pastosa” de haxixe foi apreendida na geladeira. Os agentes também recolheram materiais para o preparo, o embalo e a distribuição de drogas, como balança e máquina seladora.

No apartamento ainda foram apreendidos potes pequenos, alguns com skunk, idênticos aos que foram achados com Marconha. A captura do casal abre um leque para novas investigações, porque seis celulares estavam com Vasco e Ana Beatriz, além de anotações de nomes, valores e pesos de drogas comercializadas. Os aparelhos serão periciados com o objetivo de serem identificados outros possíveis envolvidos no esquema. O delegado determinou a apreensão do automóvel T-Cross da acusada. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.