07/04/2014

Adolescente organiza troca de livros em São Vicente

Por Gilda Lima/Colaboradora em 07/04/2014 às 16:13

Um evento organizado por uma adolescente, por meio da internet, movimentou a tarde na praça da Biquinha, em São Vicente. As pessoas que passavam pelo local encontravam vários livros espalhados em cangas no jardim da praça. As coleções podem ser levadas para casa gratuitamente. É a segunda vez que o encontro acontece.

Os títulos eram variados, desde romances e infantis até livros de química. A criadora do evento Juliana Gomes, de 16 anos, usou uma página no Facebook, para chamar as pessoas a comparecer ao evento.

Juliana afirma que sua paixão pelos livros e a vontade de reunir pessoas para aproveitar ao ar livre, e ainda trocar informações sobre os exemplares, foi o que incentivou a criar o evento. São mais de 50 livros lidos, desde os 13 anos, quando leu pela primeira vez “Querido diário otário”.”Sempre gostei de ler, e têm pessoas que não tem condições de comprar um livro. Porque não trocar aquele livro que está guardado por uma história nova? Essa é a intenção, trocar livros e aproveitar esse tempo”, diz.

O professor de matemática Marcelo Pereira é um apreciador da ideia, e é a segunda vez que participa do encontro. Apesar de não ter nenhum livro de matemática disponível, o professor acredita que a leitura é sempre bem vinda para qualquer área. “Ler é conhecer ideias, travar diálogos com pessoas novas, a leitura é um caminho mais independente que temos”, conta.

A adolescente Amanda Estevez já participou do evento em São Vicente e em Santos, e conta que um de seus primeiros livros foi “Uma só vez na vida”. Após a leitura, se encantou pelo mundo da literatura. Interessada por livros de história, bibliografia e clássicos ela diz que não consegue ficar sem ler um livro. “Acho importante ter a chance de pegar livros e se desfazer de outros que não vai ler”.

Entre os apreciadores da literatura e do encontro, a aposentada Maria de Lourdes Neves, de 70 anos, saiu com algumas obras em mãos. Como não se apega aos livros, ela incentiva a troca. “Vou ficar com livro guardado pra que, é muito importante se a gente tem um livro e repartir, acho excelente, ao menos os livros tem uma finalidade”, fala.

A organizadora avisa que todos os livros são gratuitos e que é importante que as pessoas também levem livros para a troca. Mas pessoas que não levam livros também podem levar pra casa. “Todos os livros e pessoas são bem vindos”.

O próximo encontro acontece no domingo 4 de maio em na Fonte do Sapo em Santos, das 15h às 21h.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.