20/06/2024

Acusado de tráfico internacional sai de comunidade e é capturado em cobertura

Por Santa Portal em 20/06/2024 às 16:00

Divulgação
Divulgação

Um dos alvos da Operação Dantraz, da Polícia Federal, que apura o tráfico internacional de drogas do Brasil para a Europa e África por via marítima, Jairo de Souza, de 42 anos, foi capturado por investigadores do 2º DP de Guarujá. Ele estava na cobertura do edifício onde reside com a mulher, na Rua Antônio Alonso Gonzales, no Jardim Las Palmas.

A captura de Jairo, conhecido por Cabelulo ou Cabelinho, ocorreu na manhã de segunda-feira (17). Ela decorreu de preventiva decretada pelo juiz Francisco Luís Rio Alves, da 32ª Vara Federal de Fortaleza (CE), para a qual foi distribuído o inquérito da PF relativo à Operação Dantraz.

A ordem de captura é de 9 de outubro de 2023. Quatro dias antes, a PF deflagrou operação em cinco estados para cumprir 41 mandados de busca e apreensão de suspeitos de participação em um megaesquema de envio de droga para países europeus e africanos a partir da costa brasileira, que resultou na apreensão de 6,6 toneladas de cocaína.

Uma explicação para Cabeludo permanecer por mais de oito meses foragido é o fato de constar como seu endereço no mandado de prisão a comunidade guarujaense de Santa Cruz dos Navegantes, popularmente conhecida por Pouca Farinha. Ao ser descoberto na cobertura do bairro nobre, o acusado se surpreendeu e ficou em silêncio inicialmente.

Os policiais se dirigiram à cobertura, cuja porta foi aberta pelo próprio acusado sem que o interfone ou campainha do imóvel fossem acionados, para checar informação de que ali se refugiaria um homem apelidado de Cabelinho, procurado da Justiça. Ao se deparar com os agentes, Jairo alegou que escutou um barulho na parte externa e decidiu verificar.

Questionado sobre a sua identidade, Jairo nada disse em um primeiro momento. Posteriormente, ele forneceu o nome completo e admitiu a sua condição de procurado da Justiça. O acusado foi levado ao 2º DP de Guarujá, onde a equipe do delegado Fabrício Godinho e do investigador Gleydson Segundo apurou a existência da ordem da captura.

Cabeludo foi removido à cadeia anexa ao 1º DP de Guarujá, mas deverá ser transferido para a capital cearense, onde estão presos outros acusados da Operação Dantraz. Segundo o delegado Alexandre Custódio Neto, da PF, eles integram organização criminosa especializada na logística marítima do narcotráfico internacional.

Inicialmente, a atuação do grupo foi identificada em São Paulo, Santa Catarina e no Ceará. Conforme o delegado, os seus membros intermediariam a logística da droga, desde os países produtores até o destino final. As investigações começaram em abril de 2022, com a intercepção de um barco na costa africana com 5,4 toneladas de cocaína.

Em outra apreensão, um pesqueiro que partiu de Fortaleza foi interceptado em alto-mar com 1,2 tonelada de cocaína. Nas duas embarcações, 13 tripulantes, sendo 11 brasileiros e dois montenegrinos, foram presos em flagrante. Autoridades de Cabo Verde, da Inglaterra e dos Estados Unidos deram apoio à PF na Operação Dantraz. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.