20/02/2025

ACS e Câmara Chinesa de Comércio debatem crescimento das relações Brasil-China

Por Santa Portal em 20/02/2025 às 06:00

Uma nova grande janela de oportunidade de negócios está se abrindo entre os já parceiros Brasil e China. Essa foi a tônica do evento promovido pela Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCCB), em parceria com a Associação Comercial de Santos (ACS), nesta quarta-feira (19), com especialistas para debater sobre o panorama das relações comerciais entre os dois países para 2025.

Com as restrições comerciais anunciadas pelo governo Trump em relação a China, acredita-se que o Brasil tende a ocupar novos espaços no mercado chinês, o que já vem acontecendo com inúmeros produtos, como o café, produto recém-descoberto pelos chineses, até então, tradicionais apreciadores de chá.

Para Mariana Bahia, diretora executiva da CCCB, entidade com forte atuação no fomento das relações e comercio entre Brasil e China, as perspectivas para o nosso pais são as melhores, inclusive para empresas médias também. “Não tem vácuo no mercado. Quando algo acontece, alguém ocupa o espaço. E o Brasil tende a ganhar espaço tanto na China quanto nos Estados Unidos”.

Gigante

Em 2024, o Brasil exportou mais para a China do que para os Estados Unidos e a União Europeia juntos. A China representa 32% das exportações e 25% das importações no Brasil. “Não dá para pensar em economia mundial sem a China. É um grande investidor do Brasil e do Porto de Santos. Por isso, precisamos olhar para esse gigante e para as oportunidades de novos negócios que estão surgindo”, destaca Eduardo Lopes, gerente-executivo da ACS.

Rogers Pontes, da associada Satel Despachos, afirmou que com o crescimento dos negócios com a China é importante estar atento às discussões sobre esse mercado.

Além da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil, a programação contou com os painéis Panorama & Oportunidades Comerciais: Santos-China, com representantes da associada Process Log Comex e Oportunidades e Mercado de Pagamentos, Crédito e Financiamento Brasil-China”, com a Vixtra.

Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer varias questões na sessão de perguntas e respostas e participar de um momento de networking, o que gerou troca de experiências e o estabelecimento de novas parcerias.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.