13/07/2022

PF realiza ação contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro

Por Laila Aguiar em 13/07/2022 às 11:29

Sacas de milho apreendidas pela PF em ação contra o tráfico internacional de drogas.
Sacas de milho apreendidas pela PF em ação contra o tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, na manhã desta quarta-feira (13), em diversos pontos do Brasil. Os traficantes agiam em alguns portos do país, tendo como base os portos de Santos, Natal e Salvador. Durante a ação foi bloqueado R$ 169,6 milhões em contas bancárias dos envolvidos.

Durante a investigação, iniciada no final de 2021, foi identificado um grupo responsável pelo transporte e armazenamento da droga, que chega ao Brasil por meio da fronteira com países produtores. Com a chegada da droga, os envolvidos colocavam em contêineres com cargas de frutas, sacas de milhos e outros produtos que teriam como destino os portos da Europa.

Uma das apreensões de sacas de milhos ocorreu no Pae Cará, em Vicente de Carvalho, sendo levada posteriormente para a sede da Polícia Federal, no Centro de Santos. Segundo apuração do Santa Portal foram quatro toneladas apreendidas, além de um fuzil.

No inquérito os agentes realizaram apreensões de drogas nos Portos de Santos, Salvador, Natal, Fortaleza e Barcarena. Cargas que tinham como destino a Bélgica, França e Holanda foram interceptadas. Ao todo, oito toneladas de cocaína foram apreendidas durante a investigação. A Polícia Federal também identificou que três dos maiores traficantes em atividade no Brasil eram os destinatários dessa droga no exterior. Um deles preso recentemente na Hungria.

Ao todo 350 policiais federais e 28 policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Bope-PM/RN) estão cumprindo 46 mandados de prisão preventiva e 90 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Os mandados estão sendo cumpridos nos estados de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará.

Os presos estão sendo encaminhados para as sedes da Polícia Federal no Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará e Pará. Os presos responderão pela participação em organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.