04/10/2016

7 mulheres ocupam as 134 cadeiras nas Câmaras dos Vereadores na Baixada Santista em 2017

Por Mônica Basile/#Santaportal em 04/10/2016 às 11:32

ELEIÇÕES – Das 134 vagas de vereadores nas Câmaras Municipais da Baixada Santista apenas sete serão ocupadas por mulheres em 2017. Apesar do número baixo de representantes femininas, em comparação as últimas eleições serão duas parlamentares a mais. Já a quantidade de prefeitas,que no último pleito eram três eleitas, para essa nova gestão pode cair para zero ou ficar com apenas uma.

As cidades que não tem representantes mulheres nos dois maiores poderes políticos municipais, Câmara e Prefeitura, desde o último pleito, ocorrido em 2012, e seguem sem representatividade feminina são Mongaguá, São Vicente e Itanhaém.

Os eleitores de Cubatão também não elegeram mulheres nas eleições do último domingo (2), mas em 2012 haviam escolhido por Marcia Rosa (PT) para chefe do executivo. Ademário (PSDB) vai comandar a cidade nos próximos quatro anos.

No município de Peruíbe houve uma troca no cargo de vereadora. A única vaga feminina é atualmente ocupada por Dra. Laila (PCdoB), e para 2017 contará com Milena Bargieri (PSB). Até o fim do ano a prefeitura é comandada por Ana Preto, mas será substituída por Luiz Maurício (PSDB), eleito novo prefeito da cidade.

Na Câmara dos Vereadores de Bertioga, que atualmente conta com duas mulheres, Elisabeth Dotti Consolo (DEM) e Valéria Bento (PMDB), haverá somente a representante do PMDB para 2017.

Praia Grande é a única cidade que manteve suas representantes parlamentares na Câmara em relação as últimas eleições. As vereadoras Janaina Ballaris (PT) e Tati Toschi (PMDB) foram reeleitas e seguem na assembleia municipal.

Santos e Guarujá, que não tinham vereadoras mulheres, elegeram três representantes femininas. A ex-prefeita de Santos e também ex-deputada federal e estadual, Telma de Souza (PT), voltou para Câmara para o seu terceiromandato. Já a jornalista Audrey Kleys (PP) vai estrear na assembleia santista.

A vereadora eleita em Guarujá Andressa Sales (PSB) é a única mulher atualmente na Câmara. Assim como aconteceu em Peruíbe e Cubatão, a atual prefeita da cidade Maria Antonieta de Brito (PMDB) será substituída por Haifa Madi (PPS) ou Dr. Valter Suman (PSB), já que o município decidirá em segundo turno quem será o(a) novo(a) chefe do executivo.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.