30/01/2023

6 frutas do verão e seus benefícios

Por Santa Portal em 30/01/2023 às 09:21

pexels/reprodução
pexels/reprodução

A estação mais quente do ano chegou e, com ela, algumas frutas deliciosas já estão invadindo as feiras e os supermercados. Comprar frutas fresquinhas é indicado o ano todo, mas durante o verão é ainda mais importante, pois isso ajuda a manter a hidratação e a nutrição. 

Mas você sabe quais são as principais frutas dessa estação? E mais, quais são seus principais benefícios?

6 frutas do verão 

Veja quais são as principais frutas do verão para você se esbaldar e se hidratar durante toda a estação de um jeito delicioso!

  1. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta tradicional da estação, que marca presença inclusive na ceia de Natal. É uma ótima fonte de vitamina C, nutriente muito importante para o organismo. Uma fatia de abacaxi já consegue fornecer metade do que precisamos durante o dia. 

Essa fruta é fácil de ser encontrada e ajuda na digestão, além de melhorar a absorção do ferro pelo organismo. Serve tanto como sobremesa quanto para fazer sucos e doces. Ou seja, superversátil. 

  1. Acerola

Outra fruta típica da estação, a acerola é a fruta com maior disponibilidade de vitamina C, sendo ideal para manter a nutrição. Além disso, sua cor avermelhada vem dos carotenóides, um ótimo antioxidante para as células. 

É indicada também para quem pratica atividades físicas, pois seus nutrientes contribuem com a regeneração muscular e a diminuição do cansaço. Além disso, a acerola é muito versátil para o dia a dia, podendo ser consumida tanto in natura quanto em sucos. 

  1. Lichia

É considerada uma fruta exótica e nem sempre é fácil de encontrá-la. É aquela fruta que realmente surge nos supermercados apenas durante o fim de ano. Assim como as outras frutas, tem uma ótima concentração de vitamina C e índice glicêmico baixo, pois é composta majoritariamente por água. 

Além da vitamina C, também conta com rutina e polifenol, ótimos antioxidantes que ajudam a manter a saúde das células. Também agem diretamente na saúde da microbiota intestinal. 

  1. Melancia

A melancia é uma das frutas mais indicadas para o consumo na época mais quente do ano, pois é composta principalmente por água, tornando-se uma boa opção para a hidratação, principalmente para quem tem dificuldade em consumir toda a quantidade indicada. 

Além da água, também conta com antioxidantes para o corpo, como licopeno e betacaroteno, importantes nutrientes. É uma ótima opção também para as crianças se manterem hidratadas.

  1. Melão

O melão é outra indicação importante para quem quer se manter hidratado. Além da água com eletrólitos, muito importante para a hidratação e a nutrição, também contém muito potássio. 

É fácil de ser encontrado e tem sabor neutro, agradando a maioria dos paladares, de adultos a crianças. Para incentivar o consumo, é interessante ter a fruta sempre em casa. 

  1. Pêssego

Outra fruta que marca presença nas ceias de Natal é o pêssego, rico em fibras e com nutrientes importantes para manter a saúde. Colabora com a digestão e também com o funcionamento do intestino, além de cuidar da microbiota. 

Não é considerada uma fruta tropical (também é facilmente encontrada em outras estações), mas é mais comum nessa época do ano, além de ser possível encontrar frutas maiores, mais suculentas e doces. 

Como consumir mais frutas

Apesar da quantidade de frutas disponíveis nessa época, muita gente tem dificuldade em consumi-las. Por serem muito importantes para a nutrição, principalmente considerando as vitaminas necessárias para manter a saúde do corpo, é interessante encontrar maneiras para aumentar esse consumo. Veja algumas dicas.

  • Deixe as frutas já higienizadas com antecedência, para facilitar o consumo;
  • Para frutas difíceis de descascar (como melancia e abacaxi), já deixe-as cortadas dentro da geladeira; 
  • Utilize as frutas para fazer sucos e consumi-los durante o dia todo; 
  • Também é possível adicionar as frutas em sobremesas e doces, tornando-as mais apetitosas. 
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.