22ª edição do Curta Santos começa nesta quarta-feira

Por Santa Portal em 06/11/2024 às 11:00

Divulgação
Divulgação

A partir desta quarta-feira (6) acontece a 22ª edição do ‘Festival de Cinema de Santos – Curta Santos’, com o tema ‘O Cinema da Transformação’. O evento ocupará as salas de exibição e espaços públicos da Cidade, com todas as sessões gratuitas. A cineasta Anna Muylaert é a homenageada desta edição.

O festival contará com três mostras oficiais – duas regionais ‘Olhar Caiçara’ e ‘Videoclipe Caiçara’ e a nacional ‘Olhar Brasilis’, além de sessões especiais, bate-papos e oficinas de audiovisual. Serão premiadas com o Troféu Maurice Lègeard as categorias: Curta-Metragem, Direção, Roteiro, Ator, Atriz, Fotografia e Montagem. Da mostra Olhar Caiçara, a categoria Curta-Metragem; da mostra Olhar Brasilis, a categoria Direção; da mostra Videoclipe Caiçara a categoria Videoclipe.

Para o diretor executivo do Curta Santos, Ricardo Vasconcellos, a escolha do tema valoriza o cinema como um elemento transformador das pessoas, não só as que estão inseridas neste meio como aquelas que o contemplam. “O Curta Santos vem celebrar este potencial que o cinema, como arte, pode oferecer às pessoas, seja vendo ou trabalhando em um filme, indicando ou lendo uma crítica, ou mesmo participando de um Festival como o nosso, trilhando a partir daí suas trajetórias”, resume.

Confira programação completa no Instagram @festivalcurtasantos.

Selecionados para a Mostra Olhar Brasilis

Doze obras foram selecionadas entre cerca de 300 trabalhos recebidos de todas as regiões do País. De São Paulo serão exibidos: ‘2 Brasis’, com direção de Carol AÓ e Helder Fruteira, ‘Combustão Não Espontânea’, dirigido por Boni Zanatta; ‘KM 100’, de Lucas Ribeiro; ‘Rixa’, com direção de FeGus. Já do Rio de Janeiro foram contemplados os filmes ‘Deixa’, de Mariana Jaspe; ‘Dependências’, com direção de Luisa Arraes; ‘Ponto e Vírgula’, do diretor Thiago Kistenmacker.

Também compõem a lista as obras: ‘Eu Não Nasci Pra Isso’, documentário de Eri Ely, filmado em Goiânia e Anápolis (GO); a animação recifense ‘Hoje Eu Só Volto Amanhã’, de Diego Lacerda; o drama ‘No Batente’, gravado em Recife e São Paulo, assinado pelos diretores Badu Morais e Humberto Bassanello. Completam a lista os filmes: ‘Sereia’, drama com direção de Estevan de La Fuente, de Curitiba (PR), e o documentário ‘Tudo Que Importa’, de Campinas (SP), dirigido por Coraci Ruiz.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.