1º Fórum LIDE Santos de Logística Integrada da Baixada Santista discute infraestrutura do Porto

Por #Santaportal em 28/04/2020 às 18:28

FÓRUM – O LIDE Santos promoveu na tarde desta terça-feira (28) o 1º Fórum LIDE de Logística Integrada da Baixada Santista. O encontro teve a mediação do presidente do LIDE Santos, Jarbas Vieira Marques Júnior, e discutiu temas referentes a melhora na infraestrutura e logística da nossa região metropolitana.

O Fórum teve como convidado especial o secretário de Logística e Transporte de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, e contou com as participações de importantes lideranças empresariais da região. Nadir Moreno, CEO da UPS do Brasil; André Ursini, CEO do Complexo Andaraguá; Rui Klein, diretor-superintendente da Ecovias e Ricardo Arten, CEO da BTP, participaram da Live. Além deles, Francisco Vuolo, CEO da LOSC (Logística e Soluções Comerciais), do Mato Grosso.

No começo do encontro virtual, João Octaviano expôs uma série de ações do governo para melhorar a logística e infraestrutura em todo o estado de São Paulo. No entanto, o tema principal foi o debate de soluções para melhorar a ligação com o Porto de Santos.

?Em relação ao Porto, estamos fazendo um investimento na pista sul da Rodovia Anchieta para aumentarmos a chegada de contêineres. A nossa ideia é termos também os contêineres chegando por ferrovia. Precisamos eliminar o tráfego pesado de cargas de passagem e deixar a cidade mais livre para os transportes coletivos e individual?, disse o secretário.

Uma preocupação das lideranças empresariais é tornar o Porto mais competitivo para a retomada forte da economia, no momento seguinte a pandemia do novo coronavírus. Para isso, os representantes do setor portuário entendem que é fundamental que sejam feitos ajustes estruturais no cais santista.

?O coronavírus veio para fazer uma pausa em uma economia que estava numa crescente. Portanto, a pergunta que fica é: o que iremos fazer de inovador para acelerar essa retomada? Precisamos discutir a questão da logística, que é uma atividade que acompanha o crescimento da economia e como iremos nos posicionar a respeito da logística integrada?, indagou a presidente da UPS do Brasil, Nadir Moreno.

Para Ursini, o momento que o Brasil e o mundo vivem por causa da Covid-19 pode contribuir para que um passo de modernidade estrutural seja dado pelo Porto de Santos. ?Com o aumento das importações e exportações batendo recorde, vemos necessidade de empreendimentos que consigam atrair empresas da área tecnológica. É muito importante ter essa conversa, para termos essa parceria, porque precisamos desenvolver empregos na nossa região. O meu recado é que precisamos de uma atenção do governo do estado para que esses ajustes na infraestrutura sejam discutidos com os empresários da região para trazermos emprego para a população da Baixada Santista?, comentou o CEO do Complexo Andaraguá.

Já Rui Klein sugeriu uma melhor utilização da pista norte da Rodovia Anchieta para melhorar a questão da mobilidade envolvendo o Complexo Portuário. ?Temos a pista sul da Anchieta com movimentação expressiva em direção ao Porto, mas precisamos fazer melhorias também na pista norte da Anchieta. Com a retomada da economia, a gente pode preparar essa pista para ações mais plenas, de repente como alternativa para o transporte ao Porto de Santos?, explicou o diretor da Ecovias.

Ricardo Arten, CEO da BTP, reforçou a necessidade de investimentos em estrutura no Porto visando atravessar a crise causada pelo coronavírus. ?Esse momento de crise só confirmou que o Porto é uma atividade essencial para o país. Isso mostra que é imperativo tirar do papel todos os projetos de logística, de operações no maior Porto da América Latina. Não será fácil, devemos passar por vários momentos de recessão, mas a retomada virá e a gente precisa estar bem pavimentado para isso. A melhor forma de fazermos isso é dar foco aos desafios correntes, com modais aquaviários e rodoviários. O nosso estado e o país vão precisar do Porto. Não é uma cidade que tem um Porto, é um Porto que tem uma cidade. Precisamos manter e ampliar operações. Temos que colocar a lupa nos gargalos que atrapalham a nossa competitividade. Precisamos de acessos ampliados ao Porto de Santos, para ampliar essa possibilidade de escoamento?, afirmou.

Para Arten, quatro pontos são fundamentais visando a melhoria da competitiva do Porto: ?Precisamos acelerar todos esses processos de expansão, integração estadual e federal, para melhoria da nossa malha logística. Defendo quatro pontos fundamentais: menos burocracia, menos interferência do estrado, regulação mínima (onde o mercado estabeleça as regras) e segurança jurídica?, completou.

Vuolo, CEO da LOSC, destacou que uma melhoria na logística é essencial para que o Porto se mantenha entre os mais importantes do mundo. ?O nosso estado de Mato Grosso é um gigante da produção do agronegócio. Aqui, o nosso escoamento saltou de 30% para 50% no setor. Para nós é muito importante a maneira como o estado de São Paulo e o Porto de Santos vão absorver isso, escoando a nossa produção para exportação?, analisou.

João Octaviano concorda que resolver esse problema de logística do Porto é um grande desafio para o governo estadual. ?O corredor logístico surge como uma grande necessidade. O Porto de Santos é a porta de entrada e saída da produção nacional. Se não fortalecermos isso, vamos comprometer a economia do Brasil. Temos que usar esse investimento (em infraestrutura) para trazer outros negócios. O nosso desafio é construir uma nova matriz de logística, resolvendo essa importante questão estratégia e de mobilidade do estado de São Paulo?, concluiu.

Importância do Fórum
O presidente do LIDE Santos comemorou a realização do evento. ?A ideia do fórum surgiu da necessidade de a nossa região discutir a logística de forma integrada, e não voltada somente ao Porto de Santos. Em breve, deveremos ter na região um ou dois portos para passageiros e mais um complexo logístico multimodal, que contará com um aeroporto de cargas, e precisamos discutir os diversos modais: aquaviário, aeroviário, ferroviário e rodoviário?, explicou Jarbas Vieira Marques Júnior.

O 1º Fórum LIDE de Logística Integrada da Baixada Santista foi um evento on-line exclusivo para membros do Lide Santos e convidados, mediante link de inscrição.

O fórum seria um evento presencial, mas precisou ser ajustado para o modo virtual por causa das medidas de restrição impostas pelo avanço da pandemia do coronavírus.

LIDE Futuro
Voltado para líderes e jovens empreendedores, o LIDE Futuro é uma das áreas de atuação do LIDE, o maior e mais importante grupo de lideranças empresariais do país, e está presente em doze cidades brasileiras e uma no exterior, com cerca de 1.500 filiados, oferecendo como ferramenta para geração de conexões um exclusivo calendário de eventos, além de outras ações offline.

Em Santos, é comandado pelo empresário Marcelo Teixeira Filho, diretor-geral do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV e diretor administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Sobre o LIDE
O LIDE, maior e mais importante grupo de lideranças empresariais do Brasil, surgiu em 2003 com a tarefa de criar oportunidades de negócios no País e se consolidou como uma das maiores iniciativas empresariais e a mais qualificada rede de relacionamentos corporativos da América Latina.

Atualmente, o LIDE conta com 1,7 mil empresas filiadas e 40 unidades nacionais, regionais e internacionais. No Brasil, são 21 unidades distribuídas nas regiões do Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São José do Rio Preto (SP), Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Vale do Paraíba e Santos (SP). No Brasil, essas empresas juntas representam mais de 40% do PIB nacional.

No exterior, o LIDE está presente em 20 países ou regiões: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Florida, Itália, Marrocos, Moçambique, Mônaco, Oriente Médio (Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã) Paraguai, Portugal e Uruguai, além das unidades em constituição no México e no Peru.

Além de promover networking entre líderes corporativos, o grupo tem fomentado o diálogo entre o empresariado e o poder público, a fim de intensificar o debate de temas importantes para o crescimento do País, como geração de empregos, sustentabilidade, inovações tecnológicas e investimentos para as áreas de educação, saúde e esporte.

O LIDE teve o lançamento oficial em Santos no último dia 9 de agosto, durante almoço-debate, no Sheraton Hotel, para mais de 150 convidados. Na região, o grupo é presidido pelo engenheiro Jarbas Vieira Marques Júnior e já conta com 50 membros.

O LIDE Mulher, um braço do grupo, foi lançado em Santos no dia 28 de novembro sob o comando da jornalista Claudia Duarte. O objetivo é o de colaborar com a aceleração do desenvolvimento de mulheres em altos cargos de liderança, com visão local e global, por meio de seminários e mentorings que aproximam as executivas, estimulando o networking e a troca de informações e de experiências.

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