21/03/2022

Receita Federal apreende 16 toneladas de produtos falsificados no Porto

Por Santa Portal em 21/03/2022 às 16:25

A Receita Federal apreendeu 16 toneladas de produtos falsificados na área de importação do Porto de Santos nesta segunda-feira (21). Em outra operação, foram apreendidos 454 kg de cocaína em uma carga de exportação de proteína de soja.

No caso dos produtos falsificados, a seleção do contêiner ocorreu no âmbito da Operação Luneta 2022, que faz o monitoramento e gestão de riscos das importações que chegam ao país através do Porto. Parâmetros inseridos nos sistemas da Receita Federal e análise de imagens de escaneamento identificaram o contêiner, que continha detalhes compatíveis com brinquedos falsificados.

Segundo a Receita Federal, a comercialização deste tipo de produto traz uma série de riscos que podem, em primeiro momento, passar despercebidos pelo consumidor: uso de tinta contaminada ou produtos de baixa qualidade com peças pequenas que podem ser engolidas por crianças.

Além dos danos à saúde, a Receita informa que a comercialização de produtos falsificados viola os direitos autorais, causa danos ao erário (prejuízo na arrecadação de impostos), aumento nos índices de desemprego, desencadeia a prática de concorrência desleal e alimenta o crime organizado.

A mercadoria retida ficará sob guarda da Receita Federal até a decisão final sobre sua destinação. 

Assista ao vídeo da apreensão:

Apreensão de drogas

A segunda operação ocorreu em uma carga de exportação de proteína de soja utilizada como ração animal. Os contêineres foram selecionados pela área de Gestão de Riscos da Receita Federal, com análise das operações de exportação e utilização de imagens de escâneres. Durante a inspeção, foi usado o auxílio de cães farejadores.

Em um total de oito contêineres e 214 toneladas de proteína de soja acondicionadas em big bags, a contaminação ocorreu na mercadoria acondicionada em um dos contêineres. O destino da carga seria o porto de Roterdã, na Holanda. 

Após a confirmação da contaminação da carga, a Polícia Federal foi acionada para realizar o trabalho de perícia no local e participar, de forma integrada, do restante da operação. 

Ao final dos trabalhos foram localizados 454kg de cocaína. A droga apreendida ficará sob guarda da Polícia Federal que vai prosseguir com as investigações a partir de informações da Receita Federal.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.