107 anos de história: conheça dez dos maiores artilheiros da Vila Belmiro

Por Gustavo Sampaio em 12/10/2023 às 19:00

Reprodução/Twitter/Santos FC
Reprodução/Twitter/Santos FC

A Vila mais famosa do mundo completa 107 anos nesta quinta-feira (12). O estádio tem uma história gigantesca, contando com goleadas históricas, jogadores geracionais, além de gols e lances icônicos. 

Com todos esses fatos e números do alçapão santista, fica a pergunta: quais são os maiores artilheiros da Vila Belmiro? Para responder essa pergunta o Santa Portal reuniu os cinco maiores artilheiros do Estádio Urbano Caldeira e também trouxe os cinco artilheiros do século 21 no templo sagrado.

1 – Pelé – 288 gols

Edson Arantes do Nascimento dispensa apresentações. O maior artilheiro da história do futebol foi tricampeão mundial com a seleção brasileira, conquistando os títulos em 1958, 1962 e 1970. Além disso, o Rei Pelé foi bicampeão mundial pelo Santos, além de hexacampeão nacional.

O maior jogador da história do futebol mundial marcou 288 gols na Vila Belmiro. Pelé morreu no final de 2022 após lutar contra um câncer no intestino.

Arquivo/Divulgação Santos FC

2 – Feitiço – 162 gols

Luís Fernandes de Macedo Mattoso, o Feitiço, nasceu em 1901, e é conhecido por ser um dos primeiros ídolos do Santos. O atacante não possui nenhum título coletivo pelo Santos, mas possui a artilharia de três das sete temporadas jogadas pelo Santos, além dos 162 gols no Estádio Urbano Caldeira.

Feitiço faleceu em 1985, aos 83 anos, como um dos artilheiros do Brasil, com mais de 400 gols marcados na carreira.

Reprodução/Twitter/Santos FC

3 – Pepe – 152 gols

O segundo maior artilheiro da história do Santos, Pepe, de 88 anos, tem ao todo 405 gols pelo clube, sendo 152 na casa santista, se tornando assim, um dos maiores artilheiros da Vila Belmiro. Um dos maiores ídolos do Santos, o jogador era conhecido como ‘Canhão da Vila’ por ter um potente chute de perna esquerda.

José Macia também é o maior colecionador de campeonatos paulista, o ponta possui 11 apenas como jogador do Santos. Também tem seis brasileiros pelo Santos, além do bicampeonato mundial pelo clube e pela seleção.

Reprodução/Twitter/Santos FC

4 – Araken Patusca – 131 gols

Nascido em 1905, Araken Patusca é o quarto maior artilheiro da história do templo sagrado com 131 gols. O jogador foi revelado com apenas 15 anos pelo seu pai e então presidente do clube, Sizino Patusca.

O quarto maior artilheiro da Vila Belmiro foi campeão paulista pelo Santos em 1935, além de diversos outros títulos de menor expressão. Patusca morreu em 1990 aos 84 anos.

Reprodução/Twitter/Santos FC

5 – Coutinho – 106 gols

Um dos maiores ídolos da história, Coutinho marcou 106 no alçapão santista, além de ter feito parte do quarteto mais artilheiro da história do Santos, com Pelé, Pepe e Dorval. O ídolo eterno é um dos maiores artilheiros da Vila Belmiro.

O atacante homenageado como ídolo eterno, foi o mais jovem a jogar uma partida do Campeonato Brasileiro, com 14 anos. O centroavante era conhecido como ‘gênio da pequena área’, e foi reconhecido por Pelé, como “melhor que eu”.

Coutinho faleceu no dia 11 de março de 2019, aos 75 anos, após sofrer um infarto no miocárdio em decorrência de diabetes, hipertensão arterial sistêmica e problemas vasculares.

Reprodução/Twitter

Artilheiros do século 21

O Santos Futebol Clube também conta com diversos ídolos mais recentes na memória do torcedor santista, desde de jogadores que ajudaram a salvar o time do rebaixamento até atacantes campeões da América pelo clube.

1 – Neymar – 63 gols

Um dos maiores craques do futebol mundial atualmente, Neymar estreou pelo Santos em 2009, e desde aquele momento, se tornou o maior ídolo recente do clube. O atacante possui ao todo 136 gols pelo Santos, sendo 63 deles na Vila Belmiro. Um desses gols, inclusive, foi eleito o mais bonito de 2011.

O artilheiro foi tricampeão paulista, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo Santos, além de ter vencido a Recopa Sul-Americana.

Neymar ficou no Brasil até 2013 e atualmente joga pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, alimentando o desejo de voltar à Baixada Santista nos próximos anos.

Ricardo Saibun/Arquivo Divulgação Santos FC

2 – Ricardo Oliveira – 55 gols

Outro atacante lembrado com carinho pelos torcedores Santistas é Ricardo Oliveira. Com três grandes temporadas pelo Santos entre 2015 e 2017 e uma primeira passagem pelo clube em 2004, Ricardo Oliveira marcou 92 gols pelo Santos, sendo 55 no estádio Urbano Caldeira. 

Ricardo foi bicampeão Paulista pelo Santos em 2015 e 2016, além de ter sido artilheiro de vários campeonatos nessas duas temporadas após ter chegado desacreditado ao clube em 2015. Ricardo se aposentou em julho deste ano aos 43 anos.

Divulgação/Santos FC

3 – Robinho – 54 gols

Principal jogador do Santos nos títulos brasileiros de 2002 e 2004, o atacante Robinho tem ao todo 54 gols no alçapão santista, além de três passagens pelo Santos. As outras duas mais recentes, uma em 2010 e outra em 2014 e 2015.

Nessas outras passagens, o atacante foi campeão da Copa do Brasil e bicampeão paulista em 2010 e 2015. Robinho se aposentou em 2022, anos após ter sido condenado por estupro coletivo na Itália, quando ainda defendia o Milan.

Ivan Storti/Santos FC

4 – Kléber Pereira – 51 gols

Mesmo sem títulos conquistados pelo Santos, o artilheiro foi muito importante na fuga da equipe da Baixada Santista do rebaixamento em 2007. O atacante marcou ao todo 51 gols no templo sagrado e conquistou a artilharia do Brasileirão 2008 pelo Santos.

O centroavante teve ao todo 86 gols pelo Santos. Pereira saiu do Santos ao final de 2009 rumo ao Internacional, onde não conseguiu repetir o bom desempenho.

Reprodução/Twitter/Santos FC

5 – Gabigol – 49 gols

Muito lembrado pela torcida do Santos pelo título paulista em 2015 e por ter feito 84 gols pelo Peixe, Gabigol quando jogava no Peixe marcou 49 vezes na Vila Belmiro (não estão contabilizados os tentos por outros clubes).

O atacante saiu para a Europa em 2016, mas retornou para o Santos em 2018 após o fracasso na Inter de Milão e no Benfica. O atacante fez sucesso em sua volta à Baixada Santista sendo artilheiro da Copa do Brasil e do Brasileirão daquele ano.

Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.