1ª Mostra Atado no Ato acontece no Miss com 10 curtas exibidos gratuitamente

Por Santa Portal em 16/02/2023 às 21:10

O que começou como uma ‘válvula de escape’ em meio à pandemia, se transformou em uma produtora audiovisual de filmes curtos que promovem reflexão por meio de conteúdos leves de humor. Estamos falando da Atado no Ato, que apresenta sua 1ª Mostra de cinema no Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias, Santos), nesta sexta-feira (17), às 19 horas, de forma gratuita.

Serão exibidos 10 curtas. Destes, 8 são filmes originais desenvolvidos em conjunto pelos atores e cineastas Tales Ordakji e Cibele Gonçalves, idealizadores da Atado no Ato. Os outros 2 são produções individuais da dupla, gravadas antes de se unirem como produtora. A sessão durará em torno de 1 hora, com capacidade para 53 pessoas. Caso lote, a ideia é que na sequência sejam iniciadas sessões extras.

Serão exibidos os curtas Corrente Séria (2021), Atual-Ex (2021), Realizar (2018), Abstinência (2021), Saindo de Casa (2019), Vai passar (2020), Sorte (2021), Metas para o Ano Novo (2021), Encontro com os amigos (2022) e O Pretzel da Vovó (2022). As 40 primeiras pessoas que chegarem na sessão receberão brindes exclusivos da Mostra e do Atado no Ato, assim como um mimo especial oferecido pelo Empreender na Cozinha, apoiador do projeto.

Os filmes ressaltam a identidade cultural da região, com cenas gravadas em Santos – cidade em que os dois idealizadores nasceram e tiveram a base de suas formações artísticas. Para os próximos anos, a expectativa é que sejam realizadas mostras por outras cidades da Baixada Santista

Atado no ato

Para Tales, um dos idealizadores, o Atado no Ato surgiu como uma válvula de escape da realidade dura da pandemia. “Foi um momento muito difícil. Estava um clima muito pesado e as pessoas não estavam bem de saúde mental. Os conteúdos de entretenimento que tinham eram todos voltados à questão da pandemia, que deixavam as pessoas mais frustradas ainda”, relembra.

Assim, a produtora com filmes bem humorados carrega a proposta de mostrar a vida além da tragédia e do luto. “A vida também tem sua parcela de beleza”, acredita o artista.

Todas as produções são criadas de forma cinematográfica com tratamento de áudio, cor, planos, roteiro e sendo gravadas com equipamentos específicos, pensadas para poderem ser transmitidas em grandes telas – apesar de, no cotidiano, acabarem ganhando espaço nas redes sociais.

“A experiência do cinema é diferente de vermos pelo celular, pelo computador, ou mesmo que seja na TV. Estar dentro de uma sala de cinema gera uma experiência coletiva. Vai ser um prazer ver os filmes na tela grande”, ressalta Cibele, que tem fé de que a Mostra dará uma ‘nova escala’ à produtora.

Sobre os idealizadores

Tales Ordakji tem a sua formação inicial em Artes Cênicas e já participou do elenco principal de diversos filmes e séries como o longa-metragem Sócrates (2018), a 4ª temporada de Rotas do Ódio (2020). Recentemente o ator gravou o longa-metragem o Clube das Mulheres de Negócios (2024) da diretora Anna Muylaert (“Que Horas ela Volta?”, “Durval Discos”) para a Globo Filmes.

Cibele Gonçalves é formada em Cinema e Audiovisual. Em 2016, seu período trabalhando na Produtora Querô Filmes destacam-se dois projetos: a websérie documental “CATAVENTO – Tudo ao seu tempo”, onde discorre sobre exploração infantil em suas diferentes formas, suscitando a eliminação do trabalho infantil e o longa-metragem Sócrates (2018), que venceu uma categoria do Oscar do Cinema Independente (Spirit Awards), onde trabalhou 2ª assistente de direção. Paralela a formação audiovisual também é formada em teatro, carreira desencadeada através do protagonismo no curta-metragem Azul da Cor do Mar (2014), onde atua no presente momento em novas produções do Atado no Ato.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.