Natal no litoral de SP tem 30 vítimas salvas de afogamento e nenhuma morte registrada

Por Santa Portal em 26/12/2025 às 15:00

Divulgação/Prefeitura de PG
Divulgação/Prefeitura de PG

Entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), foram registradas 19 ocorrências de afogamento, com 30 vítimas salvas, sem nenhum óbito no período nas praias do litoral paulista. O feriado de Natal contou com grande movimentação e exigiu atuação intensa das equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

No véspera natalina, quatro ocorrências mobilizaram os guarda-vidas em praias do Guarujá, Bertioga, Mongaguá e Ubatuba. Ao todo, cinco pessoas foram resgatadas com vida, sendo duas delas em uma única ocorrência no Litoral Norte. Não houve registros no Litoral Sul.

Já no dia de Natal, o número de atendimentos aumentou de forma significativa. Foram 15 ocorrências, com 26 vítimas salvas, distribuídas por praias do Guarujá, Bertioga, São Vicente, Mongaguá, Praia Grande, Ubatuba e Caraguatatuba.

Guarujá concentrou o maior número de casos do dia, com quatro ocorrências e 11 pessoas resgatadas. Assim como na véspera, não houve registros de afogamento no Litoral Sul.

Atuação intensa

Os números do Natal refletem o impacto direto das ações da Operação Praia Segura, que reforçou o efetivo de guarda-vidas nas praias em um dos períodos de maior fluxo de turistas no ano. Apenas entre 1º e 25 de dezembro, a operação contabilizou 282 salvamentos, com 426 vítimas salvas, além de 180.329 ações de prevenção, como orientações aos banhistas e sinalização de áreas com risco de correnteza.

No balanço geral de 2025, até o dia 25 de dezembro, o GBMar registrou 3.826 vítimas salvas em todo o litoral paulista. Apesar do esforço contínuo das equipes, o ano soma 79 óbitos por afogamento.

O GBMar orienta a população para respeitar a sinalização das praias, evitar áreas de corrente de retorno, não entrar no mar após o consumo de bebidas alcoólicas e sempre seguir as orientações dos guarda-vidas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.