Temporada de cruzeiros será a maior dos últimos 11 anos, afirma presidente da Clia

Por Yasmin Braga e Guilherme Esron em 06/08/2023 às 08:00

Divulgação/CLIA Brasil
Divulgação/CLIA Brasil

A temporada de cruzeiros 2023/2024, que começa em outubro deste ano, será a maior dos últimos 11 anos. A expectativa é que sejam injetados R$ 4 bilhões na economia brasileira, sendo o cais santista o maior influenciador desse número. Na Baixada Santista serão gerados pelo menos 30 mil postos de trabalho. Além disso, 450 mil pessoas devem embarcar no Concais.

A informação foi divulgada pelo presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, durante a 2ª edição do Deck4 Day, que aconteceu na tarde de sábado (5), no Teatro Guarany, em Santos.

De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, desde a pandemia, houve um crescimento de 300% nos números de pessoas que embarcaram no Porto de Santos. Em 2023, 450 mil passageiros passaram pelos terminais portuários.

Para 2024, a expectativa da APS é aumentar ainda mais. Por isso, já estão preparando as estruturas, berços de atracação, para que o Porto tenha condições de recepcionar bem esses turistas. Pomini reforça a importância da capacitação de profissionais que prestam esse serviço a todos os turistas.

“A Deck4, na sua segunda versão, organiza, capacita e hoje está aqui apresentando esses profissionais ao setor. Então, esse treinamento, esta capacitação, esta habilitação é absolutamente relevante para que nós tenhamos um turismo de cruzeiros organizado e que a gente possa atender, em especial, essas demandas que se avizinham para o próximo período”, explica.

O Deck4 Day já faz parte do calendário oficial das atividades do projeto social Jovens Tripulantes, um braço social da Deck4, voltado para à qualificação do jovens interessados em trabalhar a bordo de navios de cruzeiros. O projeto oferece uma preparação online por meio de cursos gratuitos, ministrados pelos melhores profissionais do mercado da hotelaria marítima no mundo.

Para Eduardo Silveira, diretor presidente da Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT), com mais passageiros na temporada de cruzeiros, também aumenta o número de oportunidades de trabalho.

“A gente fala de uma temporada que vem pra ser a maior dos últimos 11 anos. Com uma expectativa recorde, de 840 mil leitos, ou seja, estamos falando de negócios, de pessoas viajando, mas também de trabalho e oportunidade e isso com certeza vai gerar uma expectativa muito grande e positiva de emprego na Baixada Santista. E é isso que esse evento vem mostrar: a importância do profissional aqui da região, que é reconhecido no mundo inteiro”, explica.

Para o organizador do evento e um dos fundadores da Deck4, André Vieira, a atual edição do evento é especial. Em resumo, ele destacou que conseguiu trazer os maiores protagonistas do ramo de navios de cruzeiro.

Falando um pouco sobre o curso, Vieira afirma que após se qualificar, o índice de aprovação é de 97%, mas lembra que a vida como tripulante não é fácil.

“A qualificação é muito importante para que ele chegue a bordo já sabendo como é a vida de um tripulante. A vida a bordo não é fácil, mas compensa. Todos que estão lá, estão muito felizes. Estamos qualificando cada vez mais jovens. O intuito principal desse evento é levar a informação, destravar mesmo todas as dúvidas que o jovem tem quando tem vontade de ir a bordo”.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, também marcou presença no Deck4 Day e falou sobre a importância de esticar a temporada de cruzeiros.

“Tenho a impressão que a gente vai evoluir para esticar esses cruzeiros. Hoje eles ficam no Brasil de outubro até fevereiro, março, mas o nosso sonho é que eles possam ficar o ano todo, tendo cruzeiros menores a partir de Santos em toda costa brasileira e aí você precisa ter alternativas de onde parar”, diz.

A ideia de Márcio França é fazer com que todo o litoral brasileiro receba paradas dos navios de cruzeiro. O ministro ainda afirmou que o Governo Federal aprovou as obras do novo terminal de cruzeiros de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.