Mais de 90 vítimas das chuvas em Guarujá terão documentos emitidos dentro de alojamentos
Por Santa Portal em 22/02/2023 às 21:00
Mais de 90 pessoas acolhidas pela Prefeitura de Guarujá, após chover quase 400 milímetros entre sábado (18) e domingo (19), receberão seus documentos perdidos até sábado (25). Uma equipe do Poupatempo visitou, nesta quarta-feira (22), os dois alojamentos disponibilizados pela Administração Municipal: a Escola Municipal Benedita Blac, no Jardim Umuarama (Perequê), e o Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba). Foram realizados 93 atendimentos e serão emitidos principalmente RG e certidão de nascimento.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pleiteou ainda a mudança do Bom Prato Móvel do Morrinhos 1 para o Morrinhos 4, área afetada, a fim de garantir uma alimentação acessível, saudável e de qualidade para os moradores da região.
Atualmente, 75 famílias estão abrigadas nos dois alojamentos, somando o total de 183 pessoas. Os trabalhos de acolhimento seguro, alimentação, higienização, roupas limpas, referenciamento social e cadastro também seguem a todo vapor nas duas unidades.
Monitoramento e vistorias
A Defesa Civil de Guarujá está finalizando a produção dos relatórios de todas as áreas de risco vistoriadas e monitoradas pelos técnicos do órgão, após chover quase 400 milímetros, o maior índice em 70 anos na Cidade, entre sábado (18) e domingo (19). O documento tem fotos e a descrição e situação de cada local visitado. Simultaneamente, novas áreas do Município seguem sendo visitadas, inclusive preventivamente.
Atendimento à Saúde
O posto de atendimento à Saúde para os desalojados acolhidos pela Prefeitura de Guarujá na Escola Municipal Benedita Blac registrou cinco procedimentos, sendo atendimento de verificação de pressão arterial, medicação e curativo.
Solidariedade
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá ofertou 4.100 quilos de alimentos, 3.220 peças de roupas, 175 kits de cama e banho, 650 kits de higiene, além de 593 cobertores, 250 colchões e 750 garrafas de 500 mililitros desde segunda-feira (20). O Fundo Social de Solidariedade solicita ainda doações de colchões, kits de higiene (pastas de dente, escovas, sabonetes, absorventes, desodorantes, pentes), roupas de cama (lençóis, fronhas, travesseiros e cobertores), colchões, fraldas, leite e toalhas de banho. O Ginásio Tejereba (Rua Sílvio Daige, s/nº – Tejereba) é um posto de arrecadação de doações 24 horas, além da sede do FSS (Rua Cavalheiro Nami Jafet, 549 – Centro). A carreta do FSS do Estado também realizou a doação de 187 colchões e 130 cestas básicas.
Mobilidade urbana
A limpeza urbana foi intensificada com equipes que utilizam caminhões e maquinários.